Segunda, 06 de abril de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Piauí - Recomedação

Postada em 22/04/2019 ás 16h56

Publicada por: Bruna Sampaio

MP determina que prefeito realize melhorias nas UBS's de Cocal
Foi constatada uma série de irregularidades em treze Unidades Básicas de Saúde.
MP determina que prefeito realize melhorias nas UBS's de Cocal

Foto: Divulgação/MPPI

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Promotor de Justiça Francisco Túlio Mendes e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), expediu uma recomendação ao Prefeito e à Secretaria de Saúde de Cocal, para que sejam realizadas uma série de adequações no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde do Município. A recomendação tem como embasamento um Inquérito Civil Público instaurado com o objetivo de apurar irregularidades e adequar os serviços da Rede Municipal de Saúde de Cocal.

Em abril de 2015, foi constatada uma série de irregularidades em treze Unidades Básicas de Saúde, que foram registradas no Relatório de Supervisão realizado pela Gerência de Atenção Básica (GAB/SESAPI). Tais inadequações dizem respeito à não atualização do cadastro de equipes, profissionais, carga horária, serviços disponibilizados e equipamentos no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), conforme regulamentação específica das normas do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, foram detectadas falhas no serviço de armazenamento de medicamentos, deficiência de equipamentos necessários e de estrutura física, fundamentais para a organização dos processos de trabalho e a atenção à saúde dos usuários, como lixeiras, materiais de limpeza, sistema de refrigeração para os consultórios médicos, entre outros.

Diante disso, o Ministério Público recomenda que o Município providencie os reparos de acordo com as necessidades de cada UBS, registradas nas vistorias. São elas: iluminação e ventilação adequadas nos consultórios, limpeza e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, suporte para caixa de materiais perfurocortantes na sala de vacina, consultório odontológico e enfermagem, entre outros. Para todas as Unidades Básicas, foi pedido a atualização mensal do cadastrado do CNES.

Por fim, deve-se encaminhar à Promotoria de Justiça de Cocal, um cronograma para o cumprimento da Recomendação, bem como, documentação que comprove o cumprimento das medidas. O Conselho Municipal de Saúde do Município deve acompanhar o cumprimento das medidas indicadas, com o envio de relatórios trimestrais de monitoramento.

Fonte: MPPI

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Secretaria de Saúde de Timon informa redução de casos suspeitos de COVID-19

Santa Cruz dos Milagres Por Diego Macêdo

Sta Cruz dos Milagres promove blitz educativa para orientar sobre Covid-19

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Pela 1ª vez na história, Domingo de ramos é celebrado com Igreja vazia

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Comunicado do show de prêmios São João dos Patos da sorte

Monte Alegre do Piauí Por Lucinaldo P. Silva (Pequeno)

Prefeitura Realiza Mutirão de Limpeza em Bairros da Cidade

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium