Sábado, 18 de janeiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Belém do Piauí

Belém do Piauí

Seja um correspondente.

Cidades - Atividades

Postada em 24/04/2019 ás 07h45

Publicada por: R10 municípios

Belém do Piauí lança projeto de inclusão escolar
A apresentação foi conduzida pela professora Cintia Dias Oliveira.
Belém do Piauí lança projeto de inclusão escolar

Foto: Reprodução/Cidades na Net

Ter todas as crianças e adolescentes com idade entre 4 a 17 anos na escola. Esse é um dos objetivos da Prefeitura de Belém do Piauí. Para alcançar esse objetivo, o prefeito Ademar Carvalho aderiu ao ‘Busca Ativa Escolar’, uma plataforma virtual gratuita disponibilizada para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.

O projeto ‘Busca Ativa Escolar’ é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com outras instituições, e visa o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

A apresentação do ‘Busca Ativa Escolar’ e o lançamento da campanha “Fora da Escola Não Pode!” foi realizado na manhã dessa terça-feira (23), em um evento realizado no auditório do Escola Municipal Monte Sinai, para representantes de diferentes áreas como Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar e Poder Executivo e Legislativo.

A apresentação foi conduzida pela professora Cintia Dias Oliveira, que é a coordenadora operacional do “Busca Ativa”. Ela fez uma apresentação detalhada da ação, o que é, como foi feita a implantação no município e quem são os responsáveis. Segundo ela, através do projeto, o município vai identificar, conhecer, solucionar e realizar o acompanhamento crianças.

De acordo com a coordenadora, o trabalho parte da identificação. A partir daí serão adotadas as providências necessárias para a matrícula e a permanência do mesmo na escola. Todo o processo é feito pela internet, através de uma plataforma que pode ser acessada por meio de dispositivos como computadores, tablets e celulares.

De acordo com os dados disponibilizados na plataforma, o município de Belém do Piauí teria 51 alunos com idade escolar fora da sala de aula. Cintia, no entanto, afirmou que os números não são esses. “Essa não é a realidade atual. Oficialmente nós temos apenas três casos sendo acompanhados dentro da plataforma.”, disse. Ela explicou que existem casos em que os jovens não estão mais no município. “Muitos deles viajaram e não estão estudando onde residem. E por não estarem no município de Belém, não tem como fazermos o acompanhamento.”, pontuou.

Cintia informou que, após a apresentação aos agentes envolvidos, o próximo passo será elaborar o plano de ações com foco na inclusão escolar, contribuindo com o atendimento ao que determina o Plano Nacional de Educação.

Na ocasião, foi apresentado o Comitê Gestor do “Busca Ativa”, que é formado pelo gestor político, a secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, que faz a articulação com todos os secretários e órgãos municipais; a coordenadora operacional, Cintia Dias; e os supervisores institucionais da Educação e da Saúde, além da equipe de campo, que são os agentes comunitários de saúde e os técnicos visitadores.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, destacou a iniciativa do prefeito Ademar em aderir ao ‘Busca Ativa Escolar’, considerando a sua importância no auxílio à gestão. “É uma importante ferramenta que veio para apoiar a gestão na identificação de alunos que estão fora da sala de aula em idade escolar, e na realização das ações necessárias para trazer ele de volta. Vamos todos juntos trabalhar na mesma plataforma em busca desse resultado, que é importante para o município. Vamos trabalhar para que Belém não tenha nenhuma criança ou adolescente sem estudar. Fora da escola não pode. E dentro da escola sem aprender, também não pode.”, finalizou.

Fonte: Cidades na Net

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium