Segunda, 16 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 99915-1055
Curiosidades

Curiosidades

Curiosidades Coluna de notícias curiosas.

[email protected]

(86) 99915-1055

Geral - Curiosidades

Postada em 28/04/2019 ás 09h58

Publicada por: Curiosidades

Por que ouvir água a correr dá vontade de fazer xixi?
Água em movimento provoca aquela vontade quase incontrolável...
Por que ouvir água a correr dá vontade de fazer xixi?

Foto: Reprodução

A resposta para tal remete ao que os urologistas e psicólogos chamam de ‘poder de sugestão’, que nada mais é do que uma associação feita pela mente humana ao ouvir o barulho da água, que paralelamente é semelhante ao som que produzimos quando urinamos, e consequentemente nos leva a pensar ‘talvez precise mesmo de fazer xixi – já!’, como explica a publicação Mega Curioso.

Essa associação ocorre de modo inconsciente no cérebro e é denominada de ‘resposta condicionada’, que é também o que faz por exemplo com que um cão comece a salivar se lhe mostrar um pedaço de carne. Pode parecer algo óbvio, mas essa ideia foi originalmente estudada a fundo pelo investigador Ivan Pavlov.

A carne, o sino, a água e o xixi

No século XIX Pavlov resolveu testar qual seria a reação de um cão perante um bife. Sistematicamente durante a experiência o cão salivava e manifestava uma clara vontade de devorar aquele pedaço de carne. Acontece que, sempre que o animal via a carne, Pavlov tocava um sino. Após algum tempo, bastava apenas ouvir esse toque, sem que a carne fosse servida, para que o cão começasse a salivar e a sentir vontade de comer. Eis mais um caso de resposta condicionada.

Possivelmente é pelo mesmo motivo que nós, 'animais humanos', associamos barulhos de água corrente com o ato de urinar e, por causa disso, ficamos subitamente com vontade de fazer xixi.

A verdade é que essas relações são teóricas por enquanto, afinal a ciência ainda não estudou a fundo essa questão, mas sabe-se que existe, sim, a relação entre uma coisa e outra. Alguns cientistas vão ainda mais além e sugerem que o ato de apenas ver paisagens de oceanos ou lagos já estimula suficientemente o cérebro de forma a que experienciemos uma vontade incontrolável de urinar.

Fonte: Lifestyle ao Minuto

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium