Sábado, 19 de Junho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

22° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Geral Curiosidades
28/04/2019 09h58
Por: Curiosidades

Por que ouvir água a correr dá vontade de fazer xixi?

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A resposta para tal remete ao que os urologistas e psicólogos chamam de ‘poder de sugestão’, que nada mais é do que uma associação feita pela mente humana ao ouvir o barulho da água, que paralelamente é semelhante ao som que produzimos quando urinamos, e consequentemente nos leva a pensar ‘talvez precise mesmo de fazer xixi – já!’, como explica a publicação Mega Curioso.

Essa associação ocorre de modo inconsciente no cérebro e é denominada de ‘resposta condicionada’, que é também o que faz por exemplo com que um cão comece a salivar se lhe mostrar um pedaço de carne. Pode parecer algo óbvio, mas essa ideia foi originalmente estudada a fundo pelo investigador Ivan Pavlov.

A carne, o sino, a água e o xixi

Continua depois da publicidade

No século XIX Pavlov resolveu testar qual seria a reação de um cão perante um bife. Sistematicamente durante a experiência o cão salivava e manifestava uma clara vontade de devorar aquele pedaço de carne. Acontece que, sempre que o animal via a carne, Pavlov tocava um sino. Após algum tempo, bastava apenas ouvir esse toque, sem que a carne fosse servida, para que o cão começasse a salivar e a sentir vontade de comer. Eis mais um caso de resposta condicionada.

Possivelmente é pelo mesmo motivo que nós, 'animais humanos', associamos barulhos de água corrente com o ato de urinar e, por causa disso, ficamos subitamente com vontade de fazer xixi.

A verdade é que essas relações são teóricas por enquanto, afinal a ciência ainda não estudou a fundo essa questão, mas sabe-se que existe, sim, a relação entre uma coisa e outra. Alguns cientistas vão ainda mais além e sugerem que o ato de apenas ver paisagens de oceanos ou lagos já estimula suficientemente o cérebro de forma a que experienciemos uma vontade incontrolável de urinar.

Fonte: Lifestyle ao Minuto
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp