A Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com a Embrapa vem realizando desde o ano passado a distribuição de produtos agrícolas biofortificados, como sementes de feijão, manivas de macaxeira e ramas de batata doce em comunidades rurais de Floriano.
Este ano, cerca de 35 comunidades receberam ramas de batata doce. Devido ao sucesso da ação, a Embrapa ofertou recursos para instalação de uma unidade fotovoltaica juntamente com mais produtos biofortificados para Floriano na comunidade Canabrava, na propriedade de Francisco Cristino, pequeno produtor rural.
O intuito é otimizar o trabalho de irrigação e manejo das plantações destes alimentos biofortificados para expandir a produção e replicá-lo a outras comunidades, por meio de doações. "Funcionará como uma unidade demonstrativa e o ressarcimento dos recursos se dará pela expansão dos produtos. Esses alimentos são ricos em Vitamina A, ferro e zinco sendo importantes na prevenção de várias doenças.", afirmou Assis Carvalho, secretário da pasta.