Terça, 19 de novembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Entrevista

Postada em 02/05/2019 ás 09h33

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

Kataguiri sobre PSL no Congresso: ‘é 1 nível de amadorismo muito grande’
Criticou intervenções de Bolsonaro e relator do Licenciamento Ambiental
Kataguiri sobre PSL no Congresso: ‘é 1 nível de amadorismo muito grande’

Poder360 Entrevista: Kim Kataguiri

Kataguiri sobre PSL no Congresso: ‘é 1 nível de amadorismo muito grande’

Criticou intervenções de Bolsonaro e relator do Licenciamento Ambiental

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) voltou a criticar a atuação da líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP), na articulação para aprovação da reforma da Previdência. Em março, os 2 congressistas trocaram ofensas pelo Twitter.

“É 1 nível de amadorismo muito grande, mesmo para quem está num 1º mandato. Quem quer votar é o governo, quem quer falar é a oposição. Isso é uma dinâmica que fica clara já na 1ª semana que você participa de qualquer comissão ou do plenário da Câmara dos Deputados”, afirmou em entrevista ao Poder360.

O demista se referia especificamente à intervenção de Joice durante a votação da reforma da Previdência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. Na ocasião, o líder do DEM, Arthur Maia (BA), disse que o partido deixaria a votação caso a deputada fizesse 1 novo discurso.

“Eu acho que não faz o menor sentido o governo tanto na figura da deputada Joice Hasselmann quanto na de outros parlamentares do PSL obstruir a própria votação usando tempo de fala. Ao governo interessa votar a reforma, não interessa holofote, não interessa aparecer. Para quem interessa aparecer, bater bumbo, fazer com que a sessão se prolongue para não votar é a oposição”, disse.

Poder360 Entrevista: Kim Kataguiri  (clique no link) https://youtu.be/a9Di-4SU-pQ

Também em entrevista ao Poder360, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) atribuiu os problemas de articulação do partido à falta de experiência. Kataguiri discorda.

“Já tem tempo suficiente para você saber que o tempo de liderança do governo é 1 instrumento de obstrução e que você não deve utilizar esse tempo contra si mesmo. Não se porque razão ainda certas lideranças do governo insistem em utilizar esse tempo e obstruir as próprias votações que seriam de interesse do governo, mas acho que isso extrapola a falta de experiência”, declarou.

Escola Sem Partido

Kataguiri é 1 dos fundadores do MBL (Movimento Brasil Livre), que defende o Escola Sem Partido, projeto que pretende proibir o uso de ideologias políticas no ensino, mas ao contrário do presidente Jair Bolsonaro, não apoia a filmagem de professores.

“Essa questão da filmagem eu acho que cria 1 clima de beligerância desnecessário em sala de aula. Claro, se houver 1 abuso o aluno pode buscar se houver dentro da sala de aula ou fora da sala de aula o depoimento de outros alunos que possam corroborar o depoimento dele, mas eu não acho que em todo o momento e em toda ocasião isso possa ser feito como já não está previsto no projeto que a gente defende”, afirmou.

Intervenção em estatais

Para o demista, as intervenções do presidente Bolsonaro tanto na Petrobras –quando vetou 1 reajuste de 5,7% no diesel– quanto no Banco do Brasil, quando solicitou a retirada de uma propaganda, são indevidas.

 

“Ou você é liberal ou você defende uma política de controle de preços. Ou uma coisa ou outra. O presidente da República não tem que interferir na política de preços da Petrobras. Aliás, o presidente da República tem de parar com essa visão equivocada de que a Petrobras é estratégica, de que sem a Petrobras a gente perde a nossa soberania nacional”, afirmou.

Sobre o Banco do Brasil, o deputado de 1º mandato declarou que Bolsonaro está “usurpando o papel do presidente da estatal”. “O presidente da estatal deve ter autonomia para tomar as decisões. Nós já não defendemos que seja estatal, mas, em sendo, que ele tenha autonomia para tomar as medidas que ele acha necessária porque ele tá no dia a dia da empresa”, disse.

Lei de Licenciamento Ambiental

O relator do projeto disse que “ainda não existe 1 consenso” sobre o parecer, mas que 2 pontos contam com a simpatia de deputados em número suficiente para aprovação:

    Opinião sem veto – os órgãos ligados ao meio ambiente poderão opinar “naquilo que é na jurisdição deles”, mas desde “que a palavra final fique com o órgão licenciador”;

    Prazo claro – os órgãos reguladores terão de informar se a licença ambiental será concedida ou não. Esse prazo deve ficar entre 60 e 90 dias.

O deputado pretende apresentar o parecer já na semana que vem. Quer antes uma “construção de consenso entre os líderes [partidários]“.

“O que é o meu objetivo no relatório do licenciamento ambiental? Fazer com que o processo não seja burocrático, seja simples, tenha regras objetivas, que não abra margem para que o agente do estado vá lá achacar o agente da iniciativa privada utilizando os prazos e a burocracia. […] E que, ao mesmo tempo, a gente aprimore os mecanismos de fiscalização e controle que hoje não funcionam”, declarou.

Questionado sobre a possibilidade de tais alterações aumentarem a probabilidade de que haja danos ambientais, Kataguiri diz que o texto ainda não está fechado: “Todos aqueles que já de start já colocam essa reação de ‘não, mas vai permitir que desmate todas as florestas, mate os índios, mate os quilombolas, destrua o patrimônio histórico’, o texto não existe, como você tá criticando 1 bicho que você nem sabe como é?”.

O deputado comentou ainda outros temas como:

    aborto: é contra, mas não defende alterações na legislação vigente;

    descriminalização de drogas: é a favor apenas no caso da maconha;

    flexibilização do porte de armas: é a favor.

Fonte: Poder360

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium