Quinta, 12 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2 Natal
Piauí - Enxurradas

Postada em 04/05/2019 ás 10h41

Publicada por: Bruna Sampaio

Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 municípios piauienses
A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União.
Governo Federal reconhece situação de emergência em 8 municípios piauienses

Foto: Divulgação

O Governo Federal reconheceu nesta sexta (03) a situação de emergência por enxurradas em oito municípios do Piauí. A portaria com o reconhecimento foi publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no Diário Oficial da União (D.O.U) e leva em consideração o decreto de número 18.192, publicado pelo Governo do Estado no dia 4 de abril, que declarou situação de emergência nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, São João do Arraial, José de Freitas, Capitão de Campos, Lagoa Alegre e Campo Largo.

O reconhecimento federal possibilita que os municípios afetados possam receber apoio da União para ações de resposta e de reconstrução. As medidas são complementares à atuação do Governo do Estado e das prefeituras municipais.

De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), para decretar decretação de situação de emergência foram levados em consideração danos como alagamentos de vias em várias cidades, isolamento de residências e até de comunidades, comprometimento da estrutura de residências, inundações de plantações, rompimentos de pequenos barreiros, açudes e tanques de criação de peixes, entre outros, que configuraram em prejuízos públicos e privados.

A necessidade de prestar socorro às vítimas, assim como o restabelecimento emergencial dos serviços essenciais e das condições de habitabilidade dos afetados, também foram alguns dos pontos destacados pela Sedec ao recomendar ao recomendar que a medida fosse adotada.

“O decreto foi editado dentro das normas estabelecidas. Por isso, depois de uma análise criteriosa, ele foi reconhecido. Isso possibilita que o Governo do Estado e os municípios afetados possam receber apoio do Governo Federal para ações de socorro, assistência, bem como para reconstrução de áreas afetadas pelas enxurradas” , explicou o secretário de Estado da Defesa Civil, Raimundo Coelho.

Fonte: Ccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Alunos do PARFOR realizam linda festa em formatura

Dom Expedito Lopes Por Josely Ecologista

Multidão prestigia solenidade de Formatura Doutores do ABC no Buriti Grande

Pau D'arco Por Carlos Eugênio

Prefeitura de Pau D'arco do PI recupera estradas da zona rural

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Demerval Lobão | Secretário recebe honraria por relevantes serviços

São João da Serra Por Cosme Jales

Departamento de Esportes prepara muitas atrações para o festival cultural

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium