Terça, 10 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 1
[email protected]
86 99921-3244
DOUGLAS FERREIRA

DOUGLAS FERREIRA

O Repórter e o Fato Douglas Ferreira é jornalista profissional e bacharel em Direito. Foi secretário de Comunicação em Caxias, no Maranhão e assessor de imprensa da CNBB e do Tribunal de Justiça do Piauí. Reportou para os portais AZ e 180 graus. Foi repórter das TVs Clube e Meio Norte e há 17 anos é repórter titular da TV Antena 10. Email:[email protected]

[email protected]

86 99921-3244

Teresina - Falecimento

Postada em 05/05/2019 ás 22h07

Publicada por: O Repórter e o Fato

Morre aos 92 anos, Alcenor Almeida, o precursor do tratamento de câncer/PI
O médico e ex-vereador de Teresina morreu na tarde deste domingo, 5
Morre aos 92 anos, Alcenor Almeida, o precursor do tratamento de câncer/PI

O médico Alcenor Barbosa de Almeida foi um dos fundadores da Sociedade Piauiense de Combate ao Câncer, entidade que mantenedora do Hospital São Marcos. Formado em medicina no Rio de Janeiro, Dr Alcenor, como era conhecido, dedicou a vida à medicina. Foi uma referência no tratamento do câncer no Piauí. Na verdade o Hospital São Marcos é o destino de pacientes oncológico de boa parte das regiões Nordeste e Norte do Brasil.

Aos 92 anos, Dr Alcenor estava afastado da direção do hospital há mais de uma década. Mas engana-se quem acredita que o São Marcos é apenas um hospital especializado no tratamento de câncer. Há décadas tornou-se um hospital de referência também em outras especialidades médicas.

Mas o médico respeitado pelos seus pares enveredou também pela política. Foi vereador da capital e candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Jesualdo Cavalcanti. Ele perdeu a eleição e preferiu dedicar-se exclusivamente à medicina.

Piauiense de Palmeirais, na região do médio Parnaíba, Alcenor Almeida sonhava desde muito jovem com a Medicina. Concluiu os estudos no Liceu Piauiense, mas foi Rio de Janeiro que realizou o sonho formando-se em Medicina, em 1952, na Faculdade Nacional de Medicina. No ano seguinte passou a exercer a medicina no Piauí por longos 67 anos.

Numa de suas últimas entrevistas Dr Alcenor disse que se dedicou a área da Saúde e por construiu sua obra em prol da oncologia.

“Eu sempre achei que nós fazemos aqui o que somos obrigados a fazer. Vivemos para cumprir nossa obrigação, com honra, com altivez e competência”, declarou.

Por mais de cinco décadas, Dr Alcenor trabalhou como cirurgião. Diariamente consultava e ainda dirigindo o Hospital São Marcos. Aliás, a história do Hospital São Marcos se confunde com a história do Dr Alcenor Almeida. Tantos que muitos acreditavam que o hospital era dele, quando na verdade trata-se de uma instituição filantrópica.

Ele assumiu a direção do São Marcos em 1965 e permaneceu à frente da instituição por mais de 50 anos. Aos 70 anos ele se aposentou como médico, mas permaneceu na condição de gestor do hospital que ajudou a criar. Hoje, cabe aos filhos, o advogado Joaquim, o arquiteto Gustavo e a promotora Edna Almeida a condução dos destinos do Hospital São Marcos.

Fotos: Reprodução

 

PUBLICIDADE

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium