Sexta, 16 de Abril de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

30°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Jucelma Sales
Jucelma Sales Correspondente do município.
Cidades Vacina
06/05/2019 09h27
Por: Jucelma Sales

Campanha de vacinação contra febre aftosa segue até 31 de maio

Médico veterinário da ADAPI de Picos- Edilton Pedro Silva
Médico veterinário da ADAPI de Picos- Edilton Pedro Silva

Começou na última quinta-feira (02) a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos .  A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) de Picos, comunica aos criadores , que já podem comprar a  vacina nas casas veterinárias, até dia 31 de maio.

Segundo o médico veterinário da ADAPI de Picos , Edilton Pedro Silva, após a vacinação o  criador deve procurar o escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, para realizar a certificação, até 15 junho.

“ O criador deve procurar as casas veterinárias de Picos para comprar a vacina e fazer a vacinação do seu rebanho. Após isso deve comparecer no escritório da ADAPI em picos ou nos seus municípios pra fazer a certificação. É necessário que faça a certificação após vacinar, isso é obrigatório  para que o criador  não se torne inadimplente”, disse .

Continua depois da publicidade

O médico veterinário, esclareceu sobre a mudança nas doce da vacina. “A dose mudou, passou de  5CC  para apena 2CC, o diluente é outro, e não causa mais aquele abcesso ,  não cria nenhum edema, e não incha. No memento que ele comprar a vacina devem conduzir no gelo e levar até sua propriedade”, falou.

Edilton Pedro Silva, falou que até ano passado apenas os animais até dois anos de idade eram vacinados. “ Nesse ano ouve uma mudança que permite receber a dose da vacina o recém-nascido até o adulto, ou seja de toda faixa etária. O criador deve aplica entre o couro e a carne”, informou.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®