Terça, 07 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Reconhecimento
12/05/2019 11h32 Atualizada há 3 anos
Por: Bruna Dias

Estudo sobre a UAPI é destaque internacional

O trabalho da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) foi revelado agora para o mundo. O professor piauiense Vinícius Oliveira apresentou trabalho científico na Conferência Internacional em Formação e Inclusão, em 2018, em Lisboa, Portugal, e agora a pesquisa foi publicada pela editora da Universidade Aberta de Lisboa.

O estudo é um relato de caso que apresenta a união de esforços de órgãos da administração pública do Estado do Piauí para expandir o ensino superior, com a utilização da mediação tecnológica, para descentralizar e ampliar vagas, assim com a possibilidade de alcançar os 224 municípios. Como resultado, vê-se que estudantes originários de distintos municípios estão superando adversidades de toda a ordem para aproveitarem esta oportunidade de estudar com qualidade, não necessitando deslocarem-se para os grandes centros.

Foto: Ccom
Foto: Ccom

De acordo com o professor, o evento foi a concretização do trabalho de educação a distância que está sendo realizado no estado, no sentido de contribuir com a elevação da escolaridade da população piauiense por meio da mediação tecnológica. “Foi um importante evento na Europa sobre inclusão social e empregabilidade; uma oportunidade de levar a Uapi para além das fronteiras do país. Contei com o apoio do Governo do Estado para apresentar o material, no qual foram produzidos um vídeo e um artigo, tendo como objeto central do material a Uapi. Durante as pesquisas documentais, descobrimos que o governador Wellington Dias tem uma relação direta com o surgimento da educação a distância do Brasil, ou seja, o fato dele idealizar o ato aqui para o Piauí só mostra a continuidade de algo que ele vinha fazendo no país. É isso que também mostramos no artigo”, conta Vinícius.

A Uapi surgiu com a mesma proposta da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um programa instituído pelo governo federal com a ideia de reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior. No Piauí, a dificuldade na disponibilidade de professor nos municípios do interior do estado impulsionou a iniciativa de proporcionar educação superior à população de locais distantes e isolados.

Fonte: Ccom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp