Segunda, 16 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Educação - Oportunidade

Postada em 20/05/2019 ás 14h14 - atualizada em 20/05/2019 ás 17h27

Publicada por: Bruna Sampaio

Encceja 2019: estudantes podem se inscrever a partir de hoje
Exame pode ser utilizado para certificação do ensino Fundamental ou Médio.
Encceja 2019: estudantes podem se inscrever a partir de hoje

Foto: Divulgação

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (20), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O procedimento deve ser realizado na página do exame disponível na internet informando os dados de CPF e data de nascimento. O prazo será encerrado no dia 31 deste mês e as provas acontecem em 25 de agosto de 2019.

São gratuitas as inscrições para o Encceja 2019. Podem participar pessoas que não concluíram as etapas da educação básica no período regular e desejam obter a certificação, desde que atendam aos requisitos mínimos de idade. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o certificado do Ensino Fundamental requer, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Confira aqui o edital

As provas do Encceja 2019 serão aplicadas em mais de 600 municípios, divididas entre os turnos matutino e vespertino. No Ensino Fundamental, as avaliações serão de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa e estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; além de Matemática. Já o Encceja Ensino Médio aplicará questões de Linguagens e Redação; Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Saiba mais: qual a diferença entre o Enem e o Encceja?

Resultado do Encceja 2019

Pode ser utilizado o resultado do Encceja 2019 de duas formas. Quem obtiver nota mínima de 100 pontos em todas as provas objetivas e cinco pontos na redação pode solicitar a certificação do respectivo nível de ensino. Quem alcançar a pontuação mínima em pelo menos uma prova – mas não em todas – pode solicitar a proficiência.

Certificação ou Proficiência

Embora o Inep aplique as provas, cabe às secretarias estaduais de educação e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a emissão da certificação ou da proficiência. Os participantes podem escolher a instituição certificadora. O exame é aplicado desde 2002 para pessoas que se enquadram na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes podem estar localizados em território brasileiro (Encceja Nacional) ou internacional (Encceja Exterior). Há também a aplicação das provas para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Confira as ofertas da semana no armazém Paraíba de São João do Arraial

Assunção do Piauí Por Valter Lima

Conferência aprova Plano Municipal de Saneamento Básico

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Militares do 11º BPM-MA/Timon flagram jovem empurrando moto roubada

Campo Largo-PI Por Roberto Freitas

Pe. Eduardo preside Missa em ultima noite dos festejos de N. Sra das Dores

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Jovem de 21 anos morre em acidente de carro na PI 221

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium