O vice-prefeito do município de Gilbués, Paulo Henrique Nogueira Mascarenhas, vai assumir a prefeitura na próxima segunda-feira (27). A sessão extraordinária de posse acontecerá às 9h no pelnário Juracy Carvalho, na Câmara Municipal.
Paulo Henrique assume o cargo após o prefeito Léo Matos ser cassado pela Câmara. A sessão que resultou no afastamento do prefeito iniciou às 19:45 de segunda-feira (20), mas por falta de energia, teve seu término apenas à 01:30 da manhã, se tornando a Sessão Ordinária mais longa da história da Câmara.
No dia 10 de abril, a Câmara Municipal de Gilbués aceitou denúncia contra o prefeito, acusado de desobedecer a Lei Orgânica do Município. A denúncia dizia que, através de consulta a Receita Federal e a Junta Comercial do Estado do Piauí, foi constatado que o gestor é sócio administrador das empresas UP Med do Brasil Ltda e L M M Distribuidora de Medicamentos Ltda.
A Lei Orgânica do Município dispõe que “é igualmente vedado ao prefeito e ao vice-prefeito, desempenhar função de administração em qualquer empresa privada” e que “a infringência do disposto importará em perda do mandato”.