Todas as sextas-feiras, no final da tarde uma turma, entre 70 e 100 pessoas, se reúne no pátio da Escola Municipal de Artes Beija-Flor para participar de aulões de ginástica gratuitos que são direcionados para a comunidade e regiões circunvizinhas. Os aulões ocorrem a partir das 17h e em uma sexta-feira são ofertadas aulas de dança de ritmos e na seguinte de exercícios funcionais.
Os aulões foram idealizados pelos professores Rakciell Leite e Gustavo, com o intuito de proporcionar mais qualidade de vida para os participantes, além de possibilitar a prática de exercícios físicos de forma mais regular.
“Notamos que os pais, amigos e responsáveis pelos alunos da escola ficavam esperando os mesmos sem fazer nenhuma atividade. Daí resolvermos montar essas turmas para que eles se mobilizassem e praticassem um exercício físico enquanto aguardavam o aluno. Assim ambos estariam envolvidos nas atividades que a Escola Municipal de Artes Beija-Flor oferece”, explica o professor Rakciell Leite.
Mantido pela Prefeitura de Timon, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto Beija-flor disponibiliza gratuitamente atividades artísticas e culturais, como teatro, balé, dança do ventre, circo, coral, violino, violão, teclado, flauta e musicalização para cerca de 1.400 alunos. As aulas são oferecidas como atividades complementares para os estudantes e, assim, contribuem com o aprendizado nas diversas linguagens da Arte.