Quinta, 29 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

28°

23° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Saúde Municipal
28/05/2019 12h08
Por: Diogo Costa

Prefeitura de Amarante inicia Semana de Combate ao Tabagismo

A Prefeitura de Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, inciou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nessa segunda-feira (27), a Semana de Combate ao Tabagismo.

A ação conta com a participação de trabalhadores de Saúde com orientação à população até o dia 31 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco.

Montagem: Diogo Costa
Montagem: Diogo Costa

“Esta ação tem como foco a promoção à Saúde. As ações acontecem nas Unidades de Saúde com o apoio do Nasf com discussão durante a semana sobre o combate ao Tabagismo”, explica a apoiadora da campanha, Tairine Sibele.

Continua depois da publicidade

A coordenadora da Atenção Básica, Fátima Noleto, assegura que “o objetivo é que os pacientes que já estão no PSF já possam participar da atividade. Para alertá-los a Secretaria de Saúde está realizando esta ação”.

Em conversa, ela informou que, posteriormente, será feito um cadastro para um balanço da real situação do município em relação ao tabagismo.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Gramoza, aponta riscos do tabagismo para a saúde.

“Desde o início do mês, a Secretaria de Saúde vem se preparando para realizar esse trabalho de explanação sobre o tabagismo. Esse é o momento de conversarmos com o paciente sobre os riscos do vício para a saúde. Um hipertenso que usa o cigarro pode sofrer um infarto, AVC, problemas cardiovasculares, câncer, dentre outros. Muitas pessoas têm problemas pulmonares por causa do cigarro”

A apoiadora da campanha e fisioterapeuta do Nasf, Jéssica Cecília, acrescenta dizendo que “quanto mais cedo a pessoa parar de fumar, menor será o risco de doenças. Uma das causas que evoluem para quem é fuma é a inflamação dos alvéolos, o que pode evoluir para uma enfisema pulmonar”.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Antonia Carvalho, apesar da ação desenvolvida, é preciso a participação da população na prevenção e/ou combate ao tabagismo. “Sem dúvida, essa é uma ação de orientação que demanda a participação de trabalhadores em Saúde, mas é preciso também que a população participe dessa ação. As UBS’s de Amarante estão todas empenhadas nesse trabalho de conscientização.”

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp