Terça, 27 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

22° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Victor Mendes
Victor Mendes
Nutricionista graduado pela UNIFSA, pós-graduado em Nutrição Esportiva e Funcional pela UNINOVAFAPI. Atendimentos em consultório particular. Palestrante e acreditador do universo da boa nutrição, onde o alimento é aliado da vida saudável. Motivado pelo objetivo de ajudar pessoas a alcançarem a melhor saúde que elas podem ter, através do equilíbrio da alimentação.
Saúde Bem Estar
28/05/2019 15h49 Atualizada há 2 anos
Por: Victor Mendes

Como a alimentação pode ajudar no tratamento da fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada pela presença de dor crônica e difusa, manifestada no sistema músculo esquelético. Acompanhada normalmente de fadiga, distúrbios do sono, cefaleia e rigidez matinal, é responsável por diminuir a qualidade de vida do portador. A doença acomete, em sua maioria, mulheres e apresenta prevalência mundial entre 0,4 a 9,3%. Uma das hipóteses para a fisiopatologia, ainda desconhecida, dessa doença é a presença de estresse oxidativo.

Se faz de suma importância um melhor consumo alimentar, rico em proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, em vista que os medicamentos costumam dificultar a absorção desses nutrientes.

Como a alimentação pode ajudar no tratamento da fibromialgia

Segue alguns alimentos que devem fazer parte da dieta de pacientes com fibromialgia

Continua depois da publicidade

Triptofano

Aminoácido antidepressivo que ajuda a sintetizar a serotonina. A serotonina ajuda a regular a sensação de dor, do humor e do sono. Fontes alimentares: ovos, carnes, leite, banana, iogurte, queijo, frutas secas, ômega 3 e chocolate.

Magnésio

Mineral que ajuda no relaxamento dos músculos. Função: síntese proteica, contratilidade muscular, excitação dos nervos. Fontes: cereais integrais, vegetais verdes escuros, nozes, damasco seco, gérmen de trigo, grãos de soja, carnes, leite.

Cálcio

Mineral importante para contração dos músculos. A falta de cálcio pode causar câimbras. Fontes: leite e derivados, coalhada, queijo, couve, brócolis, flocos de cereais, gergelim, amêndoas, castanha do Pará, farinha de soja.

Vitamina E

Ajuda na prevenção de câimbras nas pernas, que costumam acontecer por causa do aumento da circulação sanguínea. Função: Potente antioxidante. Previne danos à membrana celular e aumenta a absorção de vitamina A, além de proteger as hemácias. Atua também na manutenção do tecido epitelial. Fontes: nozes, germe de trigo, carnes, amendoim, gema de ovo.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp