Sexta, 23 de agosto de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Picos

Picos

Jucelma Sales Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9920-1357

Cidades - Semiárido

Postada em 07/06/2019 ás 07h15

Publicada por: Jucelma Sales

IComradio realiza terceira etapa do projeto viva o semiárido em Picos
O encontro acontecerá neste final de semana no Centro de Treinamento Diocesano (CTD) em Picos.
IComradio realiza terceira etapa do projeto viva o semiárido em Picos

Participantes do projeto do Vale do Guaribas

O Instituto Comradio realizará a terceira etapa do projeto viva o semiárido, “produção áudio visual e atuação em rede”, com os jovens de cinco território do estado do Piauí . O encontro acontecerá neste final de semana no Centro de Treinamento Diocesano (CTD) em Picos, e contará com a participação de 110 jovens.

Essa iniciativa é em parceria com o Projeto Viva o Semiárido (PVSA), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR), a Brucke Le Pont e conta com o financiamento do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

A Jornalista do Instituto Comradio Milena Rocha, comentou sobre essa etapa final. " Nós estamos concluído a terceira etapa da produção áudio visual e atuação em rede , com os jovens públicos envolvidos no projeto viva o semiárido, e nessa terceira etapa nós preparamos uma programação que e baseada na metodologia do instituto comradio , de aprender sorrindo , aprender fazendo e aprender na prática”, disse.

Ainda de acordo com a Jornalista, haverá momento de escuta de como foi todo processo de aprendizado durante as duas primeiras etapas. “Nós teremos um espaço para pensar nessa rede de calendário e de atuação de princípios da metodologia, onde nos vamos pensar como essa rede do viva o semiárido vai potencializar as ações que já acontece dentro do semiárido, ou ainda como ela vai em ponderar mais e mais jovens nesse processo de vivencia no semiárido piauiense . Nós vamos ter uma premiação das boas praticas do aplicativo NESTANTE dentro dessa premiação tem oficinas de bonecos com chagas vale, ou seja as boas praticas mais viáveis”, explicou Milena Rocha.

A diretoria de inclusão produtiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Lúcia Araújo , enfatiza a satisfação de trabalhar a comunicação dentro do semiárido. “É muito importante essa parceria com o instituto comradio, porque trabalha a comunicação de uma forma bem acessivo,  popular, e na pratica, sendo que ao mesmo tempo trabalha a juventude do semiárido que necessita de uma atenção especial”, comentou.

Lúcia Araújo, ainda destaca o entusiasmo dos jovens e fala dos desafios. “Essa juventude tem mostrado bastante gosto e interesse dessa ação de comunicação, e elas tem sidos desafiados(as) a fazer registros de boas praticas. Eles tem um grande desafio, sair desse encontro consolidando a construção de sua rede dessa juventude para o caráter de continuidade  com essa missão. Então é de muito valor,  importância , alegria e satisfação de saber que se construiu uma parceria do estado por meio da secretaria rural do estado e secretaria de agricultura familiar, com o Icomradio", concluiu.

A Trabalhadora rural, Maria de Jesus de Sousa, residente na Localidade Carnaíbas (Bela vista do Piauí), destaca  a importância de uma iniciativa como essa. “Ao meu ver o projeto foi de grande importância trazendo todas essa questões voltadas a questão da agricultura e também contribuiu para um ponta pé inicial.  Nós enxergamos o município a partir do nossos projeto, as pessoas ver que nós estamos engajando , e vejo a participação dos outros municípios , poder melhorar e ter bons resultados também. Sobre o curso eu destaco a questão de poder repassar aos demais as nossas boas praticas, o que agente faz de diferente e nós podemos divulgar. E além disso, os municípios podem compartilhar com nós os seus problemas , também pode postar no “NESTANTE”, suas boas praticas, e com isso ter bons resultado” , destacou.

No seminário haverá noite cultural com o lançamento de um o livro, que trata-se da temática de ecogastronomia. De acordo com umas das organizadora do livro, Maria do Perpétuo, do município de Ipiranga do Piauí , a temática é pouco conhecida  na região do Piauí mais que já é bem difundida nos países a fora . “A proposta é mostrar as pessoas a possibilidade de desenvolver pratos como nós produzimos, e dispõe na comunidade, no quintal, ou seja, aprender a conviver com o semiárido” , disse.

Esse projeto ecogastronomia tem a participação e quatro integrante do Piauí, e do intercâmbio foram 26 com jovens do estados da região nordeste.

O seminário conta com a participação dos jovens dos Territórios do  Vale do Sambito (Valença), Vale do Guaribas (Picos), Serra da Capivara (São Raimundo Nonato) Vale do Itaim (Paulistana) e Vale do Canindé(Oeiras). Durante o encontro haverá entrega de certificado.

Programação do seminário de boas práticas

07 DE JUNHO DE 2019

12h30 –ALMOÇO

14h00 às 14h30- Programação do Seminário, divisão de equipes: mística, agitação, cronometro, memória, organização e comunicações.

14h30 à 16h30- Escuta dos participantes

.Dividir os/as participantes/as por território. No grupo irá discutir e registrar: Como foi vivenciar este processo? Quais as principais dificuldades enfrentadas? Quais as lições aprendidas? Quais são os desafios para uma possível próxima fase do projeto? O que pode ser feito para melhorar o projeto?

16h30 às 17h30- Bate papo sobre “Redes e Tecnologia digital no Semiárido a serviço da conexão humana” com Jessé Barbosa. Construção do conteúdo baseado nas apresentações anteriores.

18h00 às 19h00- Jantar

19h00 às 21h00- Boas Práticas e Sinergias do “NESTANTE”. Será apresentada uma boa prática e sinergia de cada território, selecionadas a partir das postagens no NESTANTE.

21h00 às 21h30- Lançamento da Cartilha “Ecogastronomia para Jovens Rurais do Semiárido”. Com as presenças da Perpetua, Francisca, Aparecida e Francisco participantes do Intercâmbio que originou o Livro.

08 de junho de 2019

08h00 às 08h20- Memória do dia anterior

08h20 às 09h00- A rede do projeto Viva o Semiárido com Chicão

09h00 às 12h00- Os caminhos da Rede Viva o Semiárido

Dividir o grupo em três grupos de trabalho: Objetivos da Rede, estrutura e organização, próximos passos (programação).

.           Em seguida:

Dividir por território. Neste segundo momento haverá a partilha e sugestão de ajustes sobre a produção anterior. Depois cada grupo sugere ações da Rede no território, assume compromissos e elege um homem e uma mulher para animar a rede no território.

12h00 às 13h00- Entrega dos certificados do curso, lançamento do concurso de boas práticas para premiar as próximas postagens, sorteio de livros etc.

13h00-Almoço

14h00 -Retorno dos/as participantes para suas cidades.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium