Domingo, 05 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

34°

24° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Katia Cruz
Katia Cruz Correspondente do município de Demerval Lobão.
Cidades Conferência da Saúde
09/06/2019 16h49 Atualizada há 2 anos
Por: Katia Cruz

Demerval Lobão tem representatividade na 8° Conferência Estadual de Saúde

Conferência Estadual da Saúde do Piauí, realizada nos dias 5, 6 e 7 de junho em Teresina.

O município de Demerval Lobão foi bem representado por quatro delegados: Josenildo Alves (coord. da saúde),  representando a gestão, também eleito para a Conferência Nacional; Kátia Cruz (Técnica da Previdência Própria do município), representante Títular dos usuários do SUS, eleita suplente para a Conferência Nacional; Rachel Andrade (psicóloga), representante dos trabalhadores e Tamyris Santos (usuária), representando os usuários do SUS.

Delegados de Demerval Lobão na 8ª Conferência Estadual da Saúde
Delegados de Demerval Lobão na 8ª Conferência Estadual da Saúde

Na oportunidade os delegados registraram o evento ao lado do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, que prestigiava pela primeira vez o Piauí. Alem de ser, também, a primeira vez que um Presidente do Conselho Nacional da Saúde participa de Conferência no Estado do Piauí. 

Na abertura houve apresentação cultural e homenagens, além da palestra Magna, apresentada pelo Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa, com a temática "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS".

 Na noite da última quarta-feira (05) o Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde realizaram a abertura da 8° Conferência Estadual de Saúde: “Democracia e Saúde”. O evento, que contou com cerca de 800 participantes, foi realizado no auditório Helena Sousa do Atlantic City e contou com a presença de personalidades da área da saúde como o Secretário de Saúde Florentino Neto, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde Fernando Pigatto, A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí, Teresa Brito e o Presidente do Conselho Estadual de Saúde João Cabral.

 O Secretário de Saúde Florentino Neto destacou que o evento representa o momento máximo de discussões para promover uma evolução no Sistema Único de Saúde, não somente em um âmbito estadual como também a nível nacional. “Aqui na conferência nos contamos com a presença de representantes dos 224 município do Estado que juntamente com a SESAPI e os conselhos de saúde se reunirão nesses próximos dois dias, para realizar debates e reflexões sobre o sistema único de saúde, buscando assim sua evolução”, explicou o secretário Florentino Neto.

O evento contou ainda com a presença inédita do Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto que destacou a Conferência faz uma referência direta a 8° conferência Nacional, que aconteceu em 1986 que deu origem a tudo que esta na constituição e ao próprio Sistema Único de Saúde. “É importante darmos a devida atenção a todos os desdobramentos, propostas e diretrizes que surgirão nos debates dessa conferência, para que elas possam ser trabalhadas e apresentadas na próxima Conferência Nacional. Sabemos que temos muitos desafios, como a retirada de recursos da saúde e é por isso que precisamos trabalhar com seriedade esta conferência”, aponta o Presidente do CNS.

Neste segundo dia de conferência Fernando Pigatto, juntamento com Katia Souto também será responsável por uma das palestras desenvolvidas no auditório. A temática da mesa de debate será ¨Consolidação dos princípios do Sistema único de Saúde (SUS)¨ que busca realçar e consolidar uma vez mais os princípios que regem o funcionamento do SUS, ajudando assim nos destaques dos pontos positivos do sistema. “Se analisarmos muito do que é divulgado são elementos negativos, mas temos conhecimento que o sistema em sua maior parte é um sucesso, queremos mudar essa visão que muitos tem do sistema como um problema e passar para uma visão de solução, que ainda precisa melhorar, mas que já tem bons frutos”, apontou Fernando Pigatto.

 Além da mesa de debate com Fernando Pigatto, os participantes também poderão acompanhar rodas de conversa e outras duas mesas. Uma sobre “Saúde como Direito”, com Isabela Santos e Karla Daniela e a segunda mesa com o tema “Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS”.

Fonte: Portal Saúde. Fotos: Portal Saúde e Kátia Cruz/R10

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp