Domingo, 22 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Teresina - Prevenção

Postada em 13/06/2019 ás 08h35

Publicada por: Bruna Sampaio

FMS amplia acesso ao contraceptivo DIU em Teresina
Segundo site do Ministério da Saúde, o DIU é seguro e tem eficácia de 99,3%.
FMS amplia acesso ao contraceptivo DIU em Teresina

Foto: Divulgação

O acesso das mulheres de Teresina ao DIU (dispositivo intrauterino) de cobre no Sistema Único de Saúde (SUS) vai ser possível a partir de agora também na Maternidade Municipal Professor Wall Ferraz, Dirceu II. O contraceptivo foi implantado na Maternidade do Buenos Aires, zona Norte da capital, há mais de um ano e já foram colocados 75 dispositivos intrauterinos. A meta é expandir para todas as maternidades municipais.

“Todas as mulheres de pós-parto imediato (cesárea ou normal) e de pós-aborto poderão optar pelo método”, informa Mércia Cassandra, diretora geral da Maternidade Wall Ferraz. O DIU é um método eficaz, prático, sem hormônios, que satisfaz as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres. Entre as vantagens do uso do DIU de cobre estão o longo tempo de ação (10 anos), baixo índice de gravidez, intervenção única para seu uso e poucos efeitos indesejados.

“Durante o pré-natal as mulheres já são apresentadas e orientadas pelas Equipes de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, no que se refere à utilização do DIU”, explica Mércia Cassandra. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza para as mulheres o DIU TCu 380 (DIU de cobre).

Segundo site do Ministério da Saúde, o DIU é seguro e tem eficácia de 99,3%. Ele pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa. Hoje já se sabe que uma mulher que nunca passou por uma gestação, mesmo adolescente, e aquela que passou por uma cirurgia cesariana, podem ser candidatas ao uso do DIU. Além disso, pode ser usado por mulheres que estão amamentando e não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno.

O DIU é contraindicado para mulheres que estejam apresentando no momento: Doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, miomas que distorçam a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio.

Fonte: PMT

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Vem aí tradicional corrida de cavalos

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Estagiária que vazou dados da Justiça vendia drogas dentro de faculdade

São João da Serra Por Cosme Jales

Vende-se casa em São João da Serra toda mobiliada

Piracuruca Por Valdecir Lima & Larícia Castro

Casa Morais com atendimento de excelência apresenta seus produtos

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Prefeito Joel visita obra de pavimentação asfáltica

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium