Quinta, 27 de junho de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Inovance super banner
Piauí - Benefício

Postada em 13/06/2019 ás 14h59 - atualizada em 13/06/2019 ás 17h00

Publicada por: Gustavo Henrique

FMS oferece tratamento de canal para crianças em Teresina
As crianças têm acesso ao tratamento dentário nas UBSs.
FMS oferece tratamento de canal para crianças em Teresina

Foto: Divulgação/Ascom

A partir de agora, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) passa a realizar canal em dentes de leite de crianças de até 8 anos de idade. O tratamento é indicado nos casos de cárie profunda ou trauma dentário e o objetivo é evitar uma extração precoce, além de complicações de saúde.

As crianças têm acesso ao tratamento dentário nas Unidades Básicas de Saúde e, se houver necessidade da realização do canal, elas são encaminhadas para o Centro de Especialidade Odontológica da Uninovafapi. “Conseguimos aprimorar ainda mais a qualidade do serviço à população e garantir uma vida melhor e mais saudável às crianças”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

“Um dos principais motivos para realizar o tratamento de canal é a cárie profunda, ou seja, que atinge uma parte do dente chamada polpa. Quando isso ocorre pode trazer uma de série de complicações, a exemplo de infecções no dente e em todo o corpo. Se nestes casos o dente for extraído, também ocasiona problemas diversos como estéticos, de mastigação e de oclusão. Com o tratamento de canal, o dente permanece na boca sem causar prejuízo ao organismo”, explica o dentista da FMS, Arthur Bohn.

Ele informa ainda que, muitas vezes, os responsáveis acham que os dentes de leite das crianças não têm tanta importância, já que não farão parte da dentição permanente. “Pelo contrário, o dente de leite faz a estruturação óssea da arcada dentária para receber o dente permanente. Se o de leite cai antes do tempo, a criança pode ter problemas de oclusão”, explica.

De acordo com Rodrigo Martins, gerente de saúde bucal da FMS, a rede de saúde também oferece outros serviços na área da saúde bucal. “Nas Unidades Básicas de Saúde, por exemplo, realizamos avaliação da saúde bucal, fazemos remoção de tártaro, limpeza, restaurações e extrações, além de atividades educativas para o público adulto e infantil. Sabemos a importância da saúde bucal e que o que estraga o dente é a sujeira”.

O gerente informa ainda que, nos casos de maior complexidade, as Unidades Básicas de Saúde encaminham os usuários para os Centros de Especialidade Odontológica. Ali, são realizados tratamentos de canal, periodontais, cirúrgicos de maior complexidade e também o atendimento à pessoa com deficiência. O Centro também atua em complemento com a Atenção Básica para diagnóstico do câncer de boca.

Fonte: PMT

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Esperantina-PI Por Francisco Menezes

Tio do vice-prefeito de Esperantina sofreu um grave acidente de moto

Olho D'água do Piauí Por Jô Mendes

SMS, PSE e SELO UNICEF realizam ação preventiva em Olho D'água

Campo Maior Por Wellington Siqueira

Times profissionais de Campo Maior irão disputar a Série B do Estadual

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Reunião no Cajueiro II apresenta projeto de Regularização Fundiária

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Começa a operação tapa buracos na PI 223

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium