Sábado, 28 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

30°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Katia Cruz
Katia Cruz Correspondente do município de Demerval Lobão.
Cidades Notícia
01/10/2017 11h25 Atualizada há 5 anos
Por: Katia Cruz

Coordenação de Atenção Básica realiza capacitação com Agentes Comunitários de Saúde

A Secretaria Mun. de Saúde de Demerval Lobão (PI), através da Coordenação de Atenção Básica do município realizou na sexta-feira (29/09) pela manhã na UBS do bairro Cidade Nova uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde sobre Hanseníase. A mesma foi proferida pelo próprio Coordenador da Atenção Básica, Enfermeiro Josenildo Alves, com o objetivo de orientar e otimizar a busca  ativa de pacientes.

A hanseníase (Antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada por microorganismo (bactéria) denominada Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam bacilos através do aparelho respiratório superior (boca, narinas) em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Foto: Facebook/JosenildoAlves
Foto: Facebook/JosenildoAlves

Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormencia nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteracão da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

É muito importante a medida de prevenção e a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápido ocorrerá a cura.

    Fonte: Portal R10/SEMUSA/Ministério da Saúde
    Veja também
    Desenvolvido por: Lenium®
    Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp