Sexta, 03 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Banner Governo Junho
[email protected]
(86) 9.9865-7141
Demerval Lobão - PI

Demerval Lobão - PI

Katia Cruz Correspondente do município.

[email protected]

(86) 9.9865-7141

Cidades - Notícia

Postada em 01/10/2017 ás 11h25 - atualizada em 01/10/2017 ás 15h04

Publicada por: Katia Cruz

Coordenação de Atenção Básica realiza capacitação com Agentes Comunitários de Saúde
Capacitação com Agentes Comunitários de Saúde sobre Hanseníase
Coordenação de Atenção Básica realiza capacitação com Agentes Comunitários de Saúde

Foto: Facebook/JosenildoAlves

A Secretaria Mun. de Saúde de Demerval Lobão (PI), através da Coordenação de Atenção Básica do município realizou na sexta-feira (29/09) pela manhã na UBS do bairro Cidade Nova uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde sobre Hanseníase. A mesma foi proferida pelo próprio Coordenador da Atenção Básica, Enfermeiro Josenildo Alves, com o objetivo de orientar e otimizar a busca  ativa de pacientes.

A hanseníase (Antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecto contagiosa causada por microorganismo (bactéria) denominada Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam bacilos através do aparelho respiratório superior (boca, narinas) em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormencia nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteracão da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos). A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

É muito importante a medida de prevenção e a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápido ocorrerá a cura.

Fonte: Portal R10/SEMUSA/Ministério da Saúde

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium