Quarta, 18 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]ail.com
(86) 999077777
Cleverson Moreira

Cleverson Moreira

Professor / Coach Professor especialista em educação, direito e língua portuguesa. É servidor público, advogado, palestrante e coach de alta performance. Apaixonado pelo desafiador universo dos concursos, adotou os estudos como seu lifestyle e ajuda estudantes e concursandos a se prepararem com maestria para o sucesso nas aprovações.

[email protected]

(86) 999077777

Concursos - Estudos

Postada em 25/06/2019 ás 13h43 - atualizada em 25/06/2019 ás 14h09

Publicada por: Professor / Coach

Pensando em desistir de estudar?
A aprovação vem com a evolução.
Pensando em desistir de estudar?

Foto: divulgação.

A jornada é longa, a preparação é árida e a dedicação exige esforço (para não dizer sacrifício). Desistir é possível (a maioria desiste), mas a aprovação também depende da persistência.  

É absolutamente comum pensar em desistir. A decisão de desistir é estritamente pessoal e deve ser respeitada; porém desistir implica um final sem êxito. Algumas vezes desistir pode ser prudente afinal os planos podem mudar ou novos interesses podem surgir, mas essa é uma decisão que precisa ser tomada com muita segurança e revestida de mérito.   

Para quem quer ser aprovado, desistir não é uma opção. Se desistir não for uma opção, o que fazer? Enfrentar os obstáculos pensando em como aproveitar o conturbado momento para evoluir. Evoluir significa: avançar gradualmente, crescer de forma geral ou ainda passar por uma transformação. Estudar com inteligência é isso (como ensino aos mentorados do meu programa Estudante Smart).

Se você decide continuar, isso te dá as reais chances de obter a aprovação.

Quais motivos fazem concurseiros desistirem? Dentre os mais comuns: ansiedade demais (fruto da vontade em ter uma aprovação de forma rápida); frustrações nas provas ou baixo rendimento dos simulados; pressão social, familiar e pessoal (essa é a mais cruel), desgaste, cansaço ou desmotivação (sem energia não tem como planos prosperarem); as intempéries do planejamento (logístico ou financeiro) etc.

O número de desistentes é muito alto e é um dos principais fatores da "eliminação natural dos concorrentes" (o que é bom para quem continua). Os que resistem vão precisar aprender a lidar com adversidades e superar os obstáculos para que ao fim o resultado seja exitoso.

Dizer: "eu não aguento mais", nem sempre vai ser só "mimimi", pode ser mesmo um sinal de que os limites precisam ser respeitados. Limites fisiológicos ou emocionais. O que fazer? Pode ser o momento de uma pausa maior para descansar ou para solucionar um problema que anda incomodando. A jornada continua quando você recomeça! Não costuma ser uma trajetória linear.

Se você decidiu continuar, fique atento a diferença entre insistir (tentar da mesma forma de sempre) ou persistir (tentar de diferentes formas) pois essa segunda é a que vai dar melhores resultados. Se tiver indo devagar (acelere), se tiver errando (aperfeiçoe), se tiver entediando (mude a estratégia). Faz mais sentido evoluir (melhorar) do que desistir. Esse é o ponto! Melhorar vai te deixar mais preparado ainda e próximo da aprovação.

Eis aqui uma pergunta tão simples quanto poderosa e que você deve fazer a si mesmo: “o que devo fazer para melhorar os meus resultados e chegar onde eu quero ir?” Dar uma resposta sincera e de coração pode representar um grande salto para a sua aprovação.

Outra pergunta que você deve responder: O que a aprovação no concurso significa para você? Trata-se da realização de um sonho, mudança de vida, superação pessoal, guinada profissional? 

Se a aprovação no concurso for realmente importante para você, então continue! E entenda quando disserem que realizar sonhos tem muito a ver com "nunca desistir".

Se precisar de ajuda, conte comigo! Eu quis desistir, mas tive ajuda. Hoje sou muito feliz e agradecido em ter perseverado. Devo muitos dos meus sonhos já realizados a esse pensamento: foco na evolução, desistir não é uma opção. 

Bons estudos!

Fonte: Autoria

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium