Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Juerismar Luis
Juerismar Luis Correspondente do município de Inhuma-PI
Cidades Assembleia
27/06/2019 11h37 Atualizada há 5 anos
Por: Juerismar Luis

Inhuma Participa da 2° Assembleia Extraordinária do SISAR

Nesta terça-feira (25) ocorreu a 2° Assembleia Extraordinária do SISAR, sediada no Auditório Severo Eulálio em Picos, o evento teve início às 8h e tratou sobre a revisão tarifária, tendo como objetivo esclarecer para a as comunidades – contempladas com o sistema de saneamento rural – os novos percentuais de consumo de água e energia, apresentando os benefícios dessa revisão, mostrando em números o que mudará na conta dos consumidores e explicando cada tabela de consumo. Na reunião houve uma votação para a aprovação da Revisão Tarifária e todas as comunidades presentes concordaram com a mesma, apoiando o projeto e se prontificando a aceitar todos os termos estabelecidos com a finalidade de melhorar o funcionamento do Programa.

O Engenheiro Dr. Luís Claudio Explicou os benefícios do Sistema Integrado de Saneamento (SISAR) e falou sobre a maior preocupação da organização. “O SISAR ajudou as comunidades a terem água tratada, uma resposta da manutenção mais rápida, além de fazer com que o sistema funcione no modelo associativista, onde cada um paga aquilo que consome tanto de energia, quanto da associação. Com o reajuste a gente volta a ter o equilíbrio do SISAR possibilitando novos investimentos no sistema, principalmente aqueles que pretendemos colocar nas programações das próximas reuniões, que se trata de efetivação da questão energética com células fotovoltaicas efetuando aquisições de equipamentos de melhor qualidade e rendimento. A nossa preocupação não é de cobrar mais, e sim de ter qualidade e que tenha resultados tanto para a população quanto para o funcionamento do programa”. Disse.

Representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural
Representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural

 

Jairo Bezerra Gerente Executivo do SISAR falou sobre a importância da Assembleia Extraordinária e do benefício da aprovação do reajuste. “É um momento muito importante para a gente, pois vem tentar corrigir uma defasagem de quase oito anos de congelamento das nossas tarifas, que vem comprometendo as nossas atividades por conta dos autos custos dos insumos, e dos serviços que necessitamos para a operação dos sistemas. A aprovação do reajuste vem melhorar a forma de administrar o SISAR”. Relatou Jairo Bezerra.

Holanda de Olinda Presidente do SISAR agradeceu ao Coordenador Dr. Luís Claudio por estar apoiando a assembleia extraordinária do SISAR e a todos os demais representantes presentes. “Agradeço ao Dr. Luis Claudio que está conosco reforçando essa parceria, esclarecendo todas as duvidas sobre os reajustes, assim como todos os representantes de cada comunidade que está presente nessa assembleia extraordinária do SISAR”. Disse.

Neto Mercê Coordenador Municipal da Defesa Civil de Inhuma deu parecer sobre o reajuste tarifário para as comunidades e para o programa. “É sempre um prazer participar desses eventos, pois é de grande importância para as comunidades se manterem informadas sobre os reajustes de tarifas e multas para quem utiliza ligações irregulares, reutilização de água, e sobre os valores que serão adicionados a cada conta, visando um consumo sustentável na economia de água e de energia”. Disse.

O SISAR é uma organização não governamental, sem fins econômicos, formada pelas associações comunitárias que possuem sistemas de abastecimento de água e esgoto, pertencentes à mesma bacia hidrográfica. É uma federação de associações que, através de contribuição mensal, financia uma estrutura responsável pela manutenção de seus sistemas, fornecimento de insumos (material para manutenção e tratamento), e capacitação social, o modelo de gestão SISAR pode ser implementado em qualquer estado que disponha de subsídio inicial para montagem da estrutura física e possa prover o acompanhamento da gestão.

Presenças

Estiveram presentes os representantes das associações filiadas que são gestoras locais do sistema, Neto Mercê e o Secretário de Juventude Edmilson Junior representando as comunidades inhumenses, o Coordenador do Instituto das Águas, Engenheiro Dr. Luís Claudio e o Gerente Executivo do SISAR Jairo Bezerra.

 

 

Fonte: ASCOM Inhuma
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp