Segunda, 23 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Internacional

Postada em 04/07/2019 ás 16h07 - atualizada em 04/07/2019 ás 16h24

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

Belarus comemora data nacional
País que está no coração da Europa comemora a data nacional
Belarus comemora data nacional

Foto Brasilia in Foco

Por Caroline Oliveira

O embaixador Sr.Aleksandr Tserkovsky, a embaixatriz Tatyana Tserkovskaya e toda a missão diplomática da Belarus em Brasília, comemoraram na terça-feira (02), na sede da embaixada no Lago Sul da Capital Federal a data nacional do país que é comemorada oficialmente em 03 de julho.

A magnífica recepção foi organizada pela embaixada, com a presença de autoridades civis e militares, diplomatas, jornalistas, empresários, convidados brasileiros e estrangeiros, acompanhados dos Cônsules Honorários. Inicialmente foi servido um coquetel, e na sequência a apresentação dos hinos nacionais de Brasil e Belarus, discurso do embaixador Alekssandr e finalizando com um delicioso jantar com comidas típicas da gastronomia Belarussa e Brasileira.

Os convidados, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do país através de uma exposição de fotos e artesanatos, mostrada no local.

O dia 3 de julho é a principal data nacional da Belarus — Dia da Independência da República da Belarus. Para os belarussos este dia tem o significado duplo. Tornou-se como um símbolo da Belarus jovem — do estado que tem a idade um pouco mais de duas décadas. E, ao mesmo tempo, como um símbolo da história de mil anos do povo belarusso, que muitos séculos conserva e resguarda as suas terras.

É uma data muito importante na história de Belarus: o dia da libertação de Minsk dos invasores nazistas em 1944. Este dia é uma homenagem ao brio, virtude e glória, a expressão da união e da solidariedade do povo belarusso.

A Grande Vitória foi alcançada a um preço terrível para o país: durante a ocupação nazista, em Belarus foram mortas cerca de 3 milhões de pessoas, ou um terço da população.

As novas gerações de belarussos fizeram uma proeza igualmente significativa: criaram um país com uma economia socialmente orientada, agricultura desenvolvida, ciência avançada, revitalizando as tradições nacionais e a rica cultura.

Mais importante ainda é que não houve um único conflito étnico ou religioso no país, Belarus atual é um exemplo europeu de paz e estabilidade.

No cenário mundial, Belarus consolidou firmemente o status de um país pacífico que sabe, por experiência própria, o quanto custa manter a paz e o seu ponto de vista, não perder a voz nas condições atuais de conflitos políticos pela liderança.

Um lugar importante na política externa de Belarus ocupa o fomento de diálogo igualitário e de cooperação plena com todos os nossos parceiros internacionais, inclusive o Brasil.

Em seu discurso Tserkovski enfatizou a importância das relações bilaterais Brasil-Belarus e que em 2018, o volume de comércio belarusso-brasileiro ultrapassou 700 milhões de dólares norte-americanos. Continuamos desenvolvendo a cooperação na área de petroquímica, metalurgia ferrosa, engenharia mecânica e têxtil.

Belarus adquiriu um lote de aviões brasileiros da Embraer e as negociações para novos fornecimentos estão em andamento.

Atualmente é um país que olha para o futuro, seguindo firmemente o caminho escolhido para alcançar o objetivo mais importante – uma Belarus próspera, um país que não ameaça ninguém, no qual se valoriza a paz, a estabilidade e o bem-estar.

 

Fonte: Caroline Oliiveira

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium