Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Cidades Atividades
05/07/2019 13h19
Por: R10 municípios

Secretaria de Cultura visita Memorial Jovelino e Josefa em Vila Nova

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Vila Nova do Piauí, visitou na manhã dessa quinta-feira (04), o Memorial Jovelino e Josefa, na Fazenda Boa Vista, zona rural de Vila Nova do Piauí, para conhecer histórias sobre ancestrais que viviam nas imediações do município.

Repleta de história, a Cidade Poesia, possui memoriais que são espaços de conexão entre ciência, cultura e sociedade, tendo como papel informar, educar, despertar a curiosidade, estimulando a reflexão e o debate, promovendo a cidadania, colaborando para a sustentabilidade das transformações culturais que ao longo do tempo auxiliam na formação cultural.

Foto: Reprodução/Cidades na Net
Foto: Reprodução/Cidades na Net

Considerando que Biblioteca e Memorial são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, responsáveis por seu patrimônio material e imaterial e por disseminar as informações culturais, a visita visou estabelecer um trabalho em rede para integrar as duas instituições no desenvolvimento de projetos e ações que visem democratizar e fortalecer a cultura local.

Segundo a professora Marli Veloso “O Memorial Jovelino e Josefa é importante instrumento para a formação cultural de Vila Nova e espaço de memória onde ocorre a conexão entre passado, presente e futuro. Precisamos conceber a cultura numa perspectiva antropológica que agrega costumes, tradições, hábitos e manifestações de uma população, que constrói sua identidade e seu modo de vida e os transmite geração após geração”.

Apoiar a cultura e a valorização dos espaços de memória é papel das políticas públicas de cultura e a gestão municipal tem o papel de promover o desenvolvimento cultural.

Antes da visita ao Memorial tivemos uma reunião na Biblioteca da qual dona Isabel participou e compartilhou conosco as memórias dela envolvendo aspectos da formação de Vila Nova e do processo educacional numa época em que não havia escolas e que pequena parte da população era alfabetizada pelo mestres-escola.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp