Segunda, 26 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

29°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Cleiton Brito
Cleiton Brito Correspondente de Barra D'Alcântara.
Cidades Atividade
09/07/2019 12h11 Atualizada há 1 ano
Por: Cleiton Brito

Inscrições para Projeto Rondon em Barra D'Alcântara

As inscrições na prefeitura das 08h às 13h falar com a secretária de educação Telma Guedes

Foto divulgada
Foto divulgada

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, o Projeto Rondon contribui para a formação do jovem universitário como cidadão e para o desenvolvimento sustentável em comunidades pouco assistidas.

Poderosa ferramenta de transformação, tanto de universitários quanto das comunidades beneficiadas, o Projeto Rondon prioriza a formação de multiplicadores entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais. Com isso, permite que as ações tenham efeitos duradouros, favorecendo no longo prazo a população, a economia, o meio ambiente e a administração local.

História do projeto

Continua depois da publicidade

A primeira fase do projeto Rondon funcionou entre 1967 e 1989, em sua maior parte durante o período da ditadura no Brasil, servindo aos princípios da integração e segurança nacional que norteavam a atuação do então Ministério do Interior. Pensado em conjunto por professores da então Universidade do Estado da Guanabara e instrutores da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, o objetivo era envolver os jovens brasileiros na ocupação dos “espaços geográficos vazios”, na linguagem militar, e, logo, no processo de integração do país.

Em 2005, o programa foi retomado pelo Ministério da Defesa com a participação da União Nacional dos Estudantes (UNE). A presidente da entidade, Marianna Dias, afirma que a UNE vê o programa como “um importante braço de extensão [universitária], de interação da universidade com o povo”. “A experiência regional de conhecimento popular era marcante no projeto, permitia integração de diferentes regiões e culturas do nosso país”, completa a líder estudantil. Veja abaixo o cronograma de Barra D'Alcântara.

    Fonte: Atividade
    Veja também
    Desenvolvido por: Lenium®