Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Internacional
15/07/2019 11h55
Por: Jornalista Milton Atanazio

Embaixador da Turquia no Brasil Murat Yavuz Ateş sustenta democracia Turca

Por Murat Yavuz Ateş

Há três anos, na noite de 15 de julho de 2016, a democracia turca, a ordem constitucional e seu líder democraticamente eleito foram alvo de um ataque sem precedentes por parte da hedionda Organização Terrorista Fetullah (FETO).

um ataque sem precedentes por parte da hedionda Organização Terrorista Fetullah (FETO). (Foto jornal opção)
um ataque sem precedentes por parte da hedionda Organização Terrorista Fetullah (FETO). (Foto jornal opção)

Militares desonestos da Turquia ligados à FETO confiscaram e utilizaram caças, helicópteros, tanques e outras armas em uma tentativa terrorista de derrubar o governo democraticamente eleito da Turquia. Os terroristas atacaram a Presidência e bombardearam o Parlamento turco com os deputados no interior.

No entanto, naquela noite, eles não levaram em consideração o povo turco que exibiu uma gloriosa resistência contra os golpistas terroristas. Cidadãos comuns, tomando as ruas, pararam os tanques e os veículos militares. Duzentos e cinquenta pessoas morreram e quase duas mil e duzentas ficaram feridas. A maioria das forças armadas turcas se posicionou contra a tentativa terrorista. Graças à resolução do povo turco agindo em unidade, a terrível tentativa de golpe foi frustrada e a democracia turca venceu aquela batalha.

Quem estava por trás desse ato traiçoeiro? Todas as evidências coletadas durante as investigações e julgamentos demonstram que o ataque terrorista mais sangrento da história da Turquia foi orquestrado sob as instruções do líder do grupo, Fetullah Gülen. Os membros da FETÖ planejaram e tentaram controlar a República Turca naquela data. Seus discípulos dentro das forças armadas não se intimidaram em usar força letal contra civis inocentes. Eles tentaram assassinar o Presidente da República da Turquia, atacaram o veículo do Primeiro Ministro e bombardearam a Grande Assembléia Nacional.

Para entender completamente todos os aspectos da tentativa de golpe de 15 de julho, é necessário considerar essa rede obscura, começando pelas escolas e escolas preparatórias estabelecidas nas últimas décadas pela FETO. Ao fazer lavagem cerebral em mentes jovens em escolas fundadas sob o disfarce das chamadas atividades de treinamento, eles doutrinaram um grande grupo de seguidores radicais, que executam as instruções da liderança da organização sem questionar e violam todas as normas legais e morais.

Graduados dessas escolas foram capazes de se infiltrar nas instituições mais estratégicas do Estado, roubando gabarito de provas; Além disso, aqueles considerados obstáculos para a organização foram eliminados por conspirações feitas contra eles pela  FETO.

A FETO segue,em todos os países onde está presente, a mesma estratégia implementada na Turquia. Nesse sentido, a FETO utiliza redes escolares, bem como ONGs estabelecidas para aumentar sua influência econômica e política para realizar suas atividades ilegais. A FETO está presente também no Brasil.

Nos últimos três anos, a luta contra a FETO dentro e fora da Turquia constituiu uma das principais prioridades do nosso Estado.

Com base no estado de direito, os autores da tentativa de golpe de 15 de julho foram levados à justiça. A estrutura organizacional da FETO dentro das instituições governamentais foi desvelada; processos administrativos e judiciais foram iniciados contra seus membros e, portanto, a “estrutura estatal paralela” foi derrubada.

A comunidade internacional, gradualmente, também compreende que a FETO não é um movimento social que se relaciona com a educação e a caridade, mas sim de uma organização obscura e insidiosa com ambições ilegais.

Vários países e organizações internacionais declararam a FETO como uma organização terrorista. Neste contexto, a FETO foi declarada uma organização terrorista na 43ª sessão do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da OIC, realizada em 19 de outubro de 2016; uma resolução semelhante foi redigida na Assembleia Parlamentar da Ásia em 1 de dezembro de 2016 e ratificada na 12ª Conferência da União Parlamentar da OIC em 27 de janeiro de 2017. Além da República Turca de Chipre do Norte, a Suprema Corte do Paquistão declarou a FETO como organização terrorista em veredicto proferido em 28 de dezembro de 2018.

Experimentant uma visível ruptura em sua rede global, a organização ainda se esforça para inventar histórias de vitimização, recorrendo à notícias infundadas através de meios de comunicação. É importante que sejam tomadas medidas administrativas e judiciais contra os elementos dessa organização terrorista.

Quinze de julho provou que nenhuma organização terrorista pode superar a determinação do povo pela democracia. Por esta razão, este dia foi oficialmente designado como uma das datas nacionais da Turquia sob o nome de “Democracy and National Unity Day”.

Embaixador Murat Yavuz Ateş (Foto - jornal opção)

Fonte: Artigo do Embaixador
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp