Presidente do Cazaquistão examina os esforços de 2019 de desenvolvimento sócio-econômico
»O Cazaquistão reduzirá o número de funcionários do aparato estatal
»Mostra de Cinema do Cazaquistão é apresentada em Brasília
Kassym-Jomart Tokayev procura por mais empregos, ajuda aos mais vulneráveis e melhores condições para negócios e investimentos
O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, revisou em 15 de julho, os esforços de desenvolvimento sócio-econômico de 2019 do Cazaquistão, presidindo a sessão ampliada do governo, a primeira sob sua presidência. Ele se dirigiu as agências governamentais para aumentar a renda, criar empregos, melhorar o uso da terra e trabalhar em um melhor clima de investimento, entre outras ações.
“Aumentar a renda da população é o nosso principal trabalho. (Há um) crescimento de 6%, mas você não pode parar por aí. Sanções, protecionismo também influenciam o desenvolvimento do nosso país. Especialistas internacionais falam sobre a situação instável do mundo. Portanto, devemos considerar a criação de novos empregos como uma prioridade. Durante os anos de industrialização, mais de 1.200 empresas foram comissionadas, novos empregos foram criados, surgiram novas produções, que não existiam antes. No entanto, a competitividade externa e interna das empresas do Cazaquistão continua baixa ”, disse Tokayev.
Os salários em vários setores no Cazaquistão aumentaram desde o início do ano, incluindo um aumento de 30% para os trabalhadores do setor público.
O presidente também pediu que as autoridades avancem em seu decreto de 26 de junho, concedendo alívio imediato da dívida a alguns dos grupos mais vulneráveis do país.
“Esse trabalho deve ser mantido sob constante controle pelo governo, pela administração do presidente. Anunciamos esta ação e repito: esta ação é de natureza única ”, disse Tokayev. "Mas o que nós anunciamos para todas as pessoas deve ser concluído a tempo e de forma eficiente."
O esforço sob o decreto será dividido em duas partes. A primeira é verificar o segmento populacional que deve receber o apoio. O Banco Nacional do Cazaquistão e o Ministério do Trabalho e Proteção Social concluirão o trabalho em julho.
A segunda parte é a assinatura de contratos preliminares entre bancos de segunda linha e organizações de microfinanças e o Problem Loan Fund. Este trabalho começará no final de julho e será concluído antes do final do mês, segundo o presidente do Banco Nacional do Cazaquistão, Yerbolat Dossayev.
REPORTAGEM COMPLETA
CLICAR NO LINK ABAIXO