FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.(61) 98191-9906
18 de julho, quinta-feira - Os assuntos em destaque na mídia nacional
Nos 200 dias do governo Bolsonaro, o presidente pode bater o martelo sobre a liberação de saques do FGTS. Mais de uma proposta foi entregue pela equipe econômica. A reforma da Previdência em compasso de espera: em meio às votações e negociações, o Congresso entra em recesso. Um incêndio criminoso em um estúdio de animação em Kyoto, no Japão, deixou 13 mortos e mais de 30 feridos. E, nos 50 anos da missão Apollo 11, a Nasa planeja enviar 1ª mulher à Lua e criar uma base para ajudar a ida para Marte.
+ 07 de maio - terça-feira - Os destaques do dia
+ 06 de maio, segunda-feira - As notícias que são destaques do dia
Liberação do FGTSO ministro da Economia, Paulo Guedes — Foto: Reuters
O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai apresentar hoje ao presidente Bolsonaro mais de uma proposta sobre a liberação de saques de contas ativas e inativas do FGTS. Segundo o colunista Valdo Cruz, a intenção do Planalto é bater o martelo e anunciar a proposta final no evento de balanço dos 200 dias de governo, marcado para as 16h.
Saiba como consultar o saldo de contas ativas ou inativasAs medidas que serão propostas pela equipe econômica:
Saque único de um percentual de contas ativas e inativas do fundo Saque apenas de contas inativas neste ano Criação de um modelo de saque anual, que poderia funcionar como um 14º salário para o trabalhadorA liberação dos saques das contas do FGTS e também do PIS-Pasep é uma aposta do governo para estimular o consumo e tentar aquecer a economia. Segundo Paulo Guedes, a medida vai colocar R$ 63 bilhões em circulação.
Incêndio criminoso no JapãoFogo tomou conta de parte do prédio da Kyoto Animation — Foto: Kyodo via Reuters
Um incêndio criminoso em um estúdio de animação na cidade de Kyoto, no Japão, deixou 13 mortos e mais de 30 feridos. O fogo foi provocado por um homem, que invadiu o local, segundo a polícia. Ele foi preso e levado a um hospital porque também se feriu.
Pausa na reformaPlenário da Câmara aprova em 1º turno o texto-base da reforma da Previdência — Foto: Gabriela Biló / Estadão Conteúdo
Parlamentares entram em recesso a partir de hoje, em meio às negociações no Senado e antes de mais uma votação na Câmara sobre a reforma da Previdência.
O Congresso retoma os trabalhos em agosto, e no dia 6 os deputados começam a votar em 2º turno a proposta de mudança nas aposentadorias. Na 1ª votação, o texto-base foi aprovado com 379 a favor e 131 contra (e depois foram feitas 4 mudanças na proposta).
PONTO A PONTO: entenda a proposta aprovada pela Câmara PDT suspende Tabata e mais 7 deputados que apoiaram reformaApós passar pela 2ª votação na Câmara a PEC irá para o Senado, onde há negociações para a reinclusão de estados e municípios. Antes do recesso, senadores articulavam uma proposta paralela sobre o assunto.
E mais... REPORTAGENS COMPLETAS CLICAR NO LINK ABAIXOFonte: g1