Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Leônidas Silva
Leônidas Silva Blog do município de São João do Arraial
Cidades Reunião
23/07/2019 10h59 Atualizada há 5 anos
Por: Leônidas Silva

Prefeita Vilma Lima participa de Reunião com governador e secretários

O Território dos Cocais tem chamado a atenção de investidores e empresários estrangeiros. Prova disso é a instalação de um comitê da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas no município de Porto-PI, previsto para o início do próximo semestre.

A intermediação com o Mercosul está sendo realizada pelo prefeito de Porto e presidente do CITCOCAIS, Dó Bacelar. Com a instalação de novas empresas na região, estima-se que cerca de 700 empregos diretos sejam criados, estimulando a economia em todo o território.
A cidade de Porto, no norte do Piauí, deve receber os primeiros investimentos oriundos da intermediação com a Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas. Umas das obras previstas é a construção de uma pista de pouso de aeronaves. Ainda há negociações sobre a implantação de projeto piloto de empresas startups em diversas áreas, inclusive na de agricultura.

Foto: Ascom
Foto: Ascom

Nesta segunda, o presidente e a vice-presidente do CITCOCAIS – prefeita Vilma Lima de São João do Arraial – acompanhados do Presidente da Câmara de Comércio do Mercosul, Miguel Paletta, participaram de audiência com o Governador Wellington Dias, a vice-governadora Regina Sousa e secretários estaduais onde debateram as possibilidades de investimentos no Piauí através de uma proposta de cooperação para alavancar o comércio exterior do Piauí, facilitando os processos de importação/exportação e atraindo empresas e indústrias de outros países.

Os novos investimentos exigem avanços em serviços específicos como estradas, energia elétrica e telecomunicação (internet). O Governador acionou as respectivas secretarias para a adoção de providências. Dias também ressaltou o potencial que o Piauí possui, tanto a serem explorados nas áreas de produção, comércio e outros serviços, quanto em avanços já realizados em políticas públicas para captação de investimentos como é o caso dos incentivos fiscais e o Piauí Conectado, que possibilita internet de fibra ótica e já alcança 96 municípios.

De acordo com Miguel Paletta, após um levantamento feito pela câmara do Mercosul, o Piauí apresenta perspectivas positivas de investimento. “Gostei muito da conversa com o Governador e há de ser um trabalho em conjunto”, disse o presidente após a audiência.
“O Citcocais tem contribuído de forma muito consistente na nossa região pois temos como apresentar as potencialidades e as riquezas dos 14 municípios que compõem o consórcio, sendo a colunam mestra na busca dos investimentos para a região”, disse o presidente do consórcio, Dó Bacelar.

Participaram da audiência os secretários de Estado do Planejamento, Antonio Neto; Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Igor Néri; prefeitos de Porto, Dó Bacelar; São João do Piauí, Gil Carlos; São João do Arraial, Vilma Limma; o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Água Branca, Jonas Moura; Neusa Machado, que vai dirigir o comitê do Mercosul no Piauí.

 

Entenda o que é o MERCOSUL

Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991.

 

Fotos  Ascom 

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp