Domingo, 29 de março de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha CCOM coronavírus
Saúde - Método Canguru

Postada em 26/07/2019 ás 13h30

Publicada por: Gustavo Henrique

Evangelina Rosa adquire pontuação máxima pelo Ministério da Saúde
Desenvolvido na maternidade desde 2004 e referência no Piauí.
Evangelina Rosa adquire pontuação máxima pelo Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/Ascom

Dando continuidade às ações de avaliação e monitoramento dos Centros Estaduais de Referência para o Método Canguru, o Ministério  da Saúde realizou avaliação da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) no cumprimento da implantação das três etapas do método. A instituição alcançou o cumprimento das  metas exigidas com pontuação máxima permitida. A informação é do coordenador Estadual do Método no Piauí e diretor-técnico da maternidade, médico Marcos Bittencourt. No início deste mês, a Unidade  de Cuidados Intermediários Canguru foi reformada visando oferecer uma ambiência ao binômio mãe-bebê mais acolhedora, resolutiva e humanizada.

Segundo o diretor-geral da maternidade, médico Francisco Macêdo, a Unidade Canguru é essencial para a recuperação do recém-nascido pré-termo e de baixo peso ao nascer. “ A MDER alcança a cada dia uma nova maneira unida de trabalhar. Essa mesma vontade, garra, dedicação e qualidade dos colaboradores fazem o resgate da credibilidade de um grande hospital cuja história se confunde com a do povo do nosso Estado”, disse. Ele ressaltou ainda a qualidade do seu quadro multiprofissional que promove segurança aos que dele precisam. “Parabéns a todos esses que fazem grande diferença”, comemora

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família. Estas ações devem ser estabelecidas pelas equipes profissionais das Unidades Neonatais que devem estar preparadas para oferecer um atendimento de saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. 

Dentre as etapas avaliadas, a primeira inicia no pré-natal na gestação de alto risco, e, após, na internação do recém-nascido pré-termo na Unidade Neonatal. Os pais devem ser acolhidos, receber informações sobre as condições de saúde do seu filho, os cuidados prestados, as rotinas, o funcionamento da unidade e a equipe que cuidará de seu filho. Eles devem ter livre acesso à Unidade e não são visitantes, mas co-participantes do cuidado assistencial.

A participação da família é muito importante para o ganho de peso. Os pais são convidados a estarem presentes em todas as atividades desenvolvidas na unidade. Os estímulos ambientais prejudiciais da unidade neonatal, como ruídos, iluminação e odores devem ser atenuados.

Já a segunda etapa consiste na permanência do bebê de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru deve ser realizada o maior tempo possível. A mãe participa ativamente dos cuidados do pré-termo, e deve estar apta e segura para colocar o bebê na posição canguru e cuidar do mesmo.

Na terceira e última etapa, o bebê vai para casa e deve ser  acompanhado, juntamente com sua família, na atenção primária e/ou em casa até atingir o peso de 2.500 gramas.

A Maternidade Dona Evangelina é a referência estadual para o método e graças ao empenho da equipe composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, a unidade hospitalar vem melhorando substancialmente os indicadores de saúde dos recém-nascidos de baixo peso.O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família que tem chancela da OMS.

Benefícios do Método Canguru

•    Menor tempo de internação do bebê

•    Uso racional de oxigenioterapia para reduzir as sequelas;

•    Manutenção da normotermia;

•    Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono;

•    Incentivo ao aleitamento materno;

•    Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família, reduzindo o abandono;

•    Diminuição do tempo de separação pai-mãe-bebê-família;

•    Melhor relacionamento família/equipe ;          

•    Estimulação sensorial positiva;

•    Diminuição de infecção hospitalar;

•    Controle e alívio da dor;

•    Acolhimento ao bebê e sua família;

•    Respeito às individualidades;

•    Promoção do contato pele a pele precoce que apresenta fortes evidências científicas na redução da mortalidade neonatal.

Fonte: Ccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Colônia do Gurgueia Por Francelia

Famílias desempregadas de Colônia do Gurgueia recebem cestas básicas

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Vídeos: Jovem é executado na estrada do Açude, Zona Rural de Timon

Simplício Mendes Por Renato Pereira da Silva

Decreto do governo estadual permanece em vigor

Parnaíba Por R10 Municípios

Juíza proíbe que comércio reabra e suspende decreto de Mão Santa

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Grave acidente deixa vitima fatal na MA-034

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium