Neste sábado (27), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí sediou o encerramento da Operação “João de Barro”, ação promovida pelo Projeto Rondon. Na oportunidade, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, foi homenageado e recebeu do vice-almirante e coordenador-geral do Projeto, Barros Coutinho, troféu e certificado pela parceria da Instituição na Operação.
Após a cerimônia de homenagem, o Presidente, Celso Barros Coelho Neto, saudou os presentes e os voluntários, ao passo que reafirmou que a OAB está à disposição do Projeto. “Agradeço imensamente a todos, principalmente, os professores e os rondonistas que muito honraram o Piauí com suas presenças nos últimos 15 dias. Esse período certamente marcará a vida dos que usufruíram das lições de vida, companheirismo e amizade que trouxeram. Nós, da OAB Piauí, nos colocamos inteiramente à disposição do Projeto”, ressaltou o Presidente.
Os professores das Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares, bem como os militares e voluntários participantes do Projeto Rondon também receberam certificados de participação na Operação “João de Barro” e troféu como forma de agradecimentos a colaboração prestada a sociedade.
O evento contou com o apoio do 25º Batalhão de Caçadores, 3º batalhão de Engenharia e Construção e da equipe de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que realizou toda a cobertura da cerimônia, assim como das atividades desenvolvidas pelo Projeto Rondon.
A solenidade também foi prestigiada pelo Secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera; o coronel Alerrandro Leal (2º Batalhão de Engenharia de Construção); o tenente coronel Marcio Costa (Comandante do 25º batalhão de caçadores); o capitão de Fragata, Benjamin Duarte (Comandante da Capitania do Porto do Piauí), e o 2º tenente Rogério Aguiar (3º batalhão de Engenharia e Construção).
O Projeto Rondon
O Projeto é orientado pelos princípios da democracia, responsabilidade social e defesa dos interesses nacionais, tendo dois grandes objetivos: a formação do jovem universitário como cidadão e o desenvolvimento sustentável nas comunidades carentes. Na Operação, 252 rondonistas, dentre eles professores e alunos universitários atuaram de 13 a 27 de julho, em 12 cidades do Estado do Piauí.
Durante a ação foram promovidas oficinas que abrangeram assuntos sobre direitos humanos, tecnologia, saúde e meio ambiente. Nos municípios contemplados, as atividades envolveram lideranças comunitárias, professores, agentes de saúde, servidores públicos e a comunidade.