Domingo, 26 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

22°

20° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Educação
30/07/2019 14h26 Atualizada há 3 anos
Por: Gustavo Henrique

Ideb de Teresina cresce nos últimos dez anos

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cada ponto conquistado representa anos de esforço e dedicação no sentido de oferecer melhor qualidade no ensino.

Desde que Teresina vem se destacando a nível nacional, estudiosos analisam a trajetória crescente dos resultados que a tornaram primeiro lugar entre todas as capitais do Brasil.

Foto:Ascom/Semec
Foto:Ascom/Semec

Os últimos números divulgados pelo Ministério da Educação são referentes à Prova Brasil do ano de 2017, já que a avaliação acontece sempre em anos ímpares. A capital piauiense conquistou 6.8 nos Anos Iniciais e 6.0 nos Anos Finais, ultrapassando médias de grandes capitais como Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Segundo o secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, os bons resultados são fruto de um trabalho de pelo menos dez anos. “Teresina vem construindo sua trajetória a partir de um planejamento estratégico, colhendo frutos de sementes plantadas nesses últimos anos. Agora, estamos construindo o futuro no presente”, afirma.

Dez anos atrás, o Ideb de Teresina marcava 4.4 nos Anos Iniciais e 3.9 nos Anos Finais, em um cenário com menos de 200 escolas municipais e cerca de 75 mil alunos matriculados na rede municipal. O destaque veio no ano de 2015, quando a capital alcançou 6.1 e 5.2, chegando ao terceiro lugar no ranking nacional.

Mais trabalho, mais investimento e novas metas levaram Teresina a conquistar o topo em 2017, já com um panorama de 304 unidades de ensino e mais de 87 mil alunos matriculados. As médias ultrapassaram, inclusive, as projeções para 2021. O primeiro lugar em educação entre as capitais atraiu os olhares dos especialistas, que utilizam o modelo de gestão como referência para os demais municípios.

“Tudo foi construção, até o fato de acreditarmos que somos capazes”, conta Amélia Barros, diretora da Escola Municipal Minha Casa. “Percebemos ao longo dos anos a força que Teresina ganhou na educação, seguindo uma história de conquistas a partir de muito trabalho. Crescemos de forma coletiva, esse é nosso maior orgulho”, conclui a gestora.

Fonte: PMT
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp