Quarta, 19 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

25°

22° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Geral Veja a resposta
04/08/2019 11h26
Por: Curiosidades

Posso emagrecer com corrida? E quantos minutos tenho de correr?

"A única maneira de saber se correr pode ajudá-lo a perder peso é tentar”, diz Charlie Seltzer, dietista e fisiologista do exercício em Filadélfia, nos Estados Unidos. “Algumas pessoas podem correr 10 minutos três vezes por semana e perder peso. Mas, também há quem treine para triatlos e não emagreça, mesmo correndo muitos quilômetros por semana". 

Além disso, a perda de peso em geral é totalmente específica para cada um, com base no seu tipo de corpo, quanto necessitam de comer, quanto peso gostariam de perder e assim por diante. Mas como pode saber se vale a pena tentar emagrecer com a prática do running? Aqui estão as noções básicas para decidir se vai adotar essa modalidade ou não.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Primeiramente, teria que se comprometer com um padrão de treino rigoroso. Isto porque, se quiser perder, digamos, um quilo por semana, necessita de queimar mais de 500 calorias por dia. “Para fazer isso é provável que tenha que correr 45 minutos todos os dias da semana. Isso para uma mulher de aproximadamente 72 quilos”, diz Janet Hamilton, fisiologista do exercício, treinadora e fundadora da Running Strong (EUA).

Algo um pouco mais viável, como uma corrida de 30 minutos quatro dias por semana, queimaria cerca de 350 calorias por treino para a mesma mulher de 72 kg. “Isso levaria a uma perda de peso de cerca de 200g por semana”, diz Hamilton.

Não há necessariamente consequências negativas para a perda de peso, mas sim algumas coisas a reter. “Em primeiro lugar, saber que a maneira como seu corpo responde pode ser totalmente diferente da maneira como o da sua melhor amiga responde”, ressalta Seltzer. Isto porque o exercício pode ajustar a composição corporal, hormonas, metabolismo e apetite de maneira forma altamente individualizada – fatores que contribuem para a perda de peso.

Outro possível ponto: conforme faz sua rotina de corrida, o corpo pode reagir queimando menos calorias durante o resto do dia, a fim de manter a energia, segundo uma meta-análise publicada em 2018 no periódico científico Obesity Reviews.

Além disso, também pode dar-se um aumento do apetite. Um pequeno estudo de 2019 divulgado pela revista Physiology & Behavior descobriu que, após um treino cardiovascular de intensidade moderada durante cinco dias, por semana (para queimar 500 calorias por dia) em 12 semanas, mulheres com excesso de peso emagreceram e perderam gordura corporal, mas, no processo, os níveis de fome aumentaram e acabaram por ingerir mais calorias.

dietista Charlie Seltzer aconselha assim que antes de iniciar a prática do running consulte um personal trainer e um nutricionista – que poderão traçar-lhe um plano de emagrecimento e treino adequado às suas necessidades.

Fonte: Notícias ao minuto
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp