Terça, 14 de julho de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Teresina - Teresina

Postada em 06/08/2019 ás 08h33

Publicada por: Bruna Sampaio

FMS faz alerta sobre notícias falsas que circula no WhatsApp
Notícias sobre casos confirmados de sarampo em Teresina circulam nos grupos.
FMS faz alerta sobre notícias falsas que circula no WhatsApp

Foto: Ministério da Saúde

Após informações falsas sobre sarampo que circulam em grupos de WhatsApp, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, ao contrário do divulgado, não há casos confirmados dessa doença em Teresina e que não está promovendo campanha de vacinação. No entanto, a FMS disponibiliza a vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) durante todo ano à população nas Unidades de Saúde e Hospitais.

A recomendação é que as crianças devem tomar uma dose da Vacina Tríplice Viral aos 12 meses de idade e reforço aos 15 meses. Já a pessoa com idade entre 01 a 29 anos, se nunca tiver se vacinado, deve tomar duas doses; entre 30 e 49 anos, tomar uma dose e maior de 50 anos não deve tomar esta vacina. Os profissionais de saúde, independente da idade, administrar duas doses, conforme situação vacinal encontrada.

“Solicitamos o apoio e empenho da população para a manutenção das ações de vigilância e prevenção, em especial a atualização da caderneta de vacinação das crianças com idade de 12 e 15 meses de idade. É importante esclarecer que a pessoa que já tomou duas doses da vacina, não precisa mais tomá-la”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, não há casos confirmados de sarampo  e sim investigação de três casos suspeitos em Teresina. “Por esse motivo, adotamos todas as providências cabíveis, conforme determina a Portaria 29 do Ministério da Saúde, a exemplo do bloqueio vacinal para contatos de casos suspeitos no período de até 72 horas”, explica.

“Para cumprimento do protocolo, também coletamos e enviamos o material clínico para investigação laboratorial e isolamos os casos suspeitos durante o período de transmissibilidade da doença. Além disso, estamos monitorando a cobertura vacinal de Teresina e sensibilizando os profissionais da Assistência sobre sinais e sintomas do sarampo”, finaliza Amariles Borba.

Fonte: FMS

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Mãe do Dep. Cleber Verde é morta dentro da fazenda. Pai esta desaparecido

Colônia do Gurgueia Por Francelia

Reunião estratégica de combate ao novo coronavírus em Colônia do Gurgueia

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

São João do Arraial registrou 16 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Pessoas entre 20 e 39 anos são maioria em número de infectados por Covid-19

Gilbués-PI Por Lucas Oliveira

Prefeitura municipal de Gilbués recebe EPI's para o programa Busca Ativa

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium