Segunda, 14 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 99915-1055
Curiosidades

Curiosidades

Curiosidades Coluna de notícias curiosas.

[email protected]

(86) 99915-1055

Geral - Saúde

Postada em 06/08/2019 ás 16h47 - atualizada em 06/08/2019 ás 17h31

Publicada por: Gustavo Miranda

Conheça a cirurgia que pode devolver a autoestima da mulher
A cirurgia é realizada na parte externa da vagina.
Conheça a cirurgia que pode devolver a autoestima da mulher

Foto: mymedicalvacations.com

Você sabia que o processo natural de envelhecimento e o pós-parto são capazes de provocar lesões íntimas no corpo feminino?

O pior de tudo é que tais lesões podem prejudicar, e muito, a qualidade de vida da mulher, interferindo em seu bem-estar físico e mental.

Para driblar todo esse processo, existe a técnica de perineoplastia. Você já ouviu falar sobre ela? Nem todas as pessoas entendem ao certo como é realizada e quando a cirurgia é indicada. Além disso, existem muitos tabus e medos relacionados a cirurgias íntimas femininas. 

O procedimento é simples, mas seus benefícios para a saúde feminina são incontáveis!

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Afinal, o que é Períneo?

O períneo está localizado na região íntima feminina, é uma região de tecido que fica entre a vagina e o ânus. Esse músculo possibilita o controle da vontade de urinar.

Quando há alguma alteração na musculatura, o controle da micção fica comprometido, levando a perdas urinárias involuntárias e até mesmo à dificuldade da mulher em atingir o orgasmo.

Entendendo o que é a Perineoplastia

A perioneoplastia é uma intervenção cirúrgica capaz de reconstituir os músculos do períneo e aumentar a força da musculatura pélvica.  

Mas afinal, em que casos é necessário fazer uma perineoplastia? A cirurgia geralmente é realizada em mulheres que sofreram alterações nesse músculo, tendo a laceração da musculatura da vagina ou quando se deseja “apertar a vagina” e aumentar o prazer sexual do parceiro.

E por que, afinal, é importante a reconstituição dos músculos? A laceração da musculatura da região é capaz de provocar eliminação de urina durante a realização de esforços físicos, deixar a vagina um pouco mais alargada e causar a perda da sensibilidade por atrito. Algumas vezes, a condição também pode gerar flatos vaginais durante o ato sexual, dificultando o orgasmo na mulher e, consequentemente, interferindo na sua autoestima e qualidade de vida pessoal e com seu parceiro, afetando suas relações interpessoais.

Quais são as principais queixas das pacientes?

Pacientes que sofrem de insuficiência perineal costumam se queixar da saída de ar ou urina durante ou logo após o ato sexual e da diminuição do prazer durante a penetração. Algumas, inclusive, chegam a relatar dor no ato sexual, além da própria incontinência urinária.

O que pode causar a laceração da musculatura? 

São inúmeros os fatores que podem alterar a estrutura da região e desconstituí-la.  

O enfraquecimento do períneo e a frouxidão vaginal são comuns após o parto normal.  Partos normais consecutivos, inclusive em casos que os obstetras cortam alguns músculos do períneo para maior facilidade de saída do bebê, podem gerar a necessidade de perineoplastia após o parto para corrigir as lesões.

A velhice também é um fator que predispõe para a desconstrução muscular.

Quem deve fazer o procedimento?

Este tipo de cirurgia é indicado para mulheres que realizaram parto normal e sentiram a vagina frouxa, diminuição do prazer e sensibilidade durante o ato sexual, incontinência urinária e até mesmo alterações nos hábitos intestinais.

Além da indicação após o parto, algumas mulheres podem, por outras razões, se submeter à cirurgia, como: pelo próprio processo de envelhecimento ou por excesso de peso, por exemplo.

Como funciona a cirurgia?

A cirurgia é realizada na parte externa da vagina. É um procedimento simples, sem grandes complicações, que permite ao músculo voltar a exercer suas funções fisiológicas normais. A duração da cirurgia é, em média, de uma hora e ela é realizada com anestesia local e sedação, devendo sempre ser realizada por um profissional especializado e de confiança.

O pós-operatório:

A recuperação inicial da paciente (alta hospitalar) varia entre as 24 e primeiras 48 horas após a cirurgia.

Uma semana após a intervenção cirúrgica, a paciente já pode retornar às suas atividades de trabalho – a não ser que haja contraindicação médica.

No primeiro mês, alguns cuidados específicos precisam ser tomados, como evitar exercícios físicos e atividade sexual. Assim, a recuperação completa, incluindo o retorno às atividades sexuais, pode levar até 40 dias.

Como é a recuperação?

Na grande maioria dos casos, a recuperação cirúrgica é rápida e a pessoa pode voltar ao trabalho poucos dias depois. Durante o processo de recuperação, pode ocorrer sangramento, o que é normal do procedimento. Os pontos são reabsorvidos em cerca de duas semanas após a cirurgia.

Quais os riscos da perineoplastia?

Geralmente, o procedimento pós-operatório ocorre sem maiores complicações. Porém, como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia do períneo pode apresentar o risco de desenvolvimento de infecções, sangramento e prisão de ventre nos dias seguintes à cirurgia.

É importante estar sempre atenta aos sinais, sobretudo aos indícios de febre, dor intensa, sangramentos excessivos e corrimentos com mau cheiro, e sempre manter seu médico atualizado sobre cada situação. Em caso de dúvidas, sempre pergunte!

Qual o principal resultado da cirurgia?

A cirurgia é bastante procurada atualmente pois seus benefícios e resultados se apresentam tanto fisiologicamente quando psicologicamente.

Do ponto de vista fisiológico, a função normal da musculatura, de controlar a micção e promover o prazer no ato do coito é reestabelecida. Do ponto de vista psicoemocional, a vagina apertada gera uma melhora clara na vida sexual feminina, devolvendo seu bem-estar, autoestima e prazer, interferindo positivamente em todos os aspectos de sua vida.

Outros aspectos importantes

Apesar de toda cirurgia estar sujeita à riscos e complicações, quando pesamos na balança os prós e os contras da perineoplastia, com certeza afirmamos que o procedimento é muito válido!

Apesar de muitos tabus relacionados com cirurgias em regiões íntimas femininas, devolver a auto estima, prazer sexual e qualidade de vida da mulher, não tem preço.

Mas lembre-se, é essencial que sempre procure um profissional habilitado para realizar qualquer procedimento deste porte. Cirurgia é coisa séria!

Fonte: O Nortão

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium