Quinta, 02 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

35°

25° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Katia Cruz
Katia Cruz Correspondente do município de Demerval Lobão.
Cidades Aleitamento materno
08/08/2019 07h39 Atualizada há 2 anos
Por: Katia Cruz

Secretaria inicia ações da Campanha Agosto Dourado em Demerval Lobão

A Prefeitura Mun. de Demerval Lobão, prefeito Júnior Carvalho, através da Secretaria Mun. da Saúde, secretária Dra. Ivanara Brandão, durante o mês de agosto estarão promovendo a Campanha Agosto Dourado, mês focado na importância do aleitamento materno exclusivo por pelo menos até o 6 mês de vida da criança.

A ação teve início pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família 06, e será realizada pelas outras 5 equipes de saúde do município de Demerval Lobão.

Secretária Mun. da saúde, Dra. Ivanara Brandão (ao centro) em palestra sobre aleitamento materno em Demerval Lobão
Secretária Mun. da saúde, Dra. Ivanara Brandão (ao centro) em palestra sobre aleitamento materno em Demerval Lobão

Além de ações sobre aleitamento exclusivo, a Secretaria Mun. da Saúde  está inovando e, incluiu também, ações da importância do pré-natal masculino, ou seja, a participação dos pais neste período mais delicado da mulher, com informações e ações voltados para este público.

Sobre a importância da Campanha

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Há cerca de vinte anos, no mês de agosto, acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento em 120 países. No Brasil, a data foi instuída pela Portaria de Consolidação nº 1/2017, art. 527.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração. (Fonte: http://bvsms.saude.gov.br)

Fotos: Prefeitura Mun. de Demerval Lobão.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp