Quinta, 19 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 99906-7459
Professor Sucupira

Professor Sucupira

Professor Sucupira Coluna do Professor Sucupira

[email protected]

86 99906-7459

Internacional - A questão ambiental

Postada em 17/08/2019 ás 10h54 - atualizada em 17/08/2019 ás 13h18

Publicada por: Professor Sucupira

2019, O BRASIL DO DESMATAMENTO
Somos vilão ambiental agora?
2019, O BRASIL DO DESMATAMENTO

A área da Amazônia legal   — toda área do território brasileiro coberta pela floresta amazônica — está sendo queimada e derrubada em uma ferocidade preocupante, pois o atual governo vem impondo um conjunto de medidas que estão facilitando e permitindo ações que transpassa o princípio do desenvolvimento sustentável ferindo de “morte” o art. 225 da constituição federal que dispõe: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Estamos assistindo em 2019, um ataque selvagem por parte das atividades do agronegócio e da mineração de forma predatória, com um desmatamento sem igual nesse primeiro semestre na floresta amazônica e cerrado. E pior, estamos assistindo por parte do atual governo o "desmatamento" da consciência ambiental quando se questiona dados do INPE, quando o governo desdenha do fim da contribuição de recursos por parte da Alemanha e Noruega para o fundo Amazônia; quando externa um discurso simplista e raso de que Alemanha tem que se preocupar em reflorestar seu pais ... que lastima! Para quem não sabe, países desenvolvidos como a Alemanha e o Japão ampliaram sua cobertura florestal em relação ao passado tornando-se conscientes da importância de suas florestas e, ao mesmo tempo, desenvolveram políticas voltadas para a defesa do desenvolvimento ecologicamente equilibrado e democrático.

O desmatamento provocado pelo atual governo (governo da motosserra) é preocupante, pois o desmatamento não é só ambiental é também ideológico. A motosserra da direita conservadora, mas que não é conservadora, puritana, mas que não é puritana, está indo de encontro à ciência e a todas as ações voltada para o desenvolvimento equilibrado desde o encontro de Estocolmo em 1972 e do Relatório de Brundtland de 1987 que contém o princípio do desenvolvimento sustentável. O Brasil é um dos países que mais desenvolveu políticas públicas em defesa do desenvolvimento equilibrado e, desde a Eco-92, se tornou ator principal e protagonista na questão ambiental no mundo. E agora! Em apenas seis meses passou de defensor da preservação e da exploração racional dos recursos naturais para ser um agente propagador de ações antiambientalista

Gente! O atual governo brasileiro é um governo climatocético! Mas não apenas isso.

Até quando o Brasil se sustentará com desmatamento das florestas; Até quando o Brasil se sustentará com o “desmatamento” das liberdades conquistada; Até quando o Brasil se sustentará com o “desmatamento” das políticas públicas garantidas à população de baixa renda; Até quando o Brasil se sustentará com o “desmatamento” das garantias de preservação dos povos da floresta; Até quando o Brasil se sustentará com o “desmatamento” do conhecimento cientifico e com o plantio da idiotice do senso comum para justificar crimes ambientais;

Até quando o Brasil se sustentará com o desmatamento do pensar a natureza como fonte de vida e plantar a ideia da natureza como fonte de lucro, mesmo com a destruição das florestas; Até quando o Brasil se sustentará com o “desmatamento” de uma diplomacia que primou historicamente pela defesa da pluralidade política e cultural do mundo e plantar e defender uma diplomacia de alinhamento cego e subserviência aos Estados Unidos da América do presidente e “Louro Oxigenado- tuiteiro” Donald Trump; Até quando o Brasil se sustentará com o plantio do nacionalismo ufânico, com a defesa do unilateralismo, com a prática anti-ambientalista e com o discurso discriminatório?

Deixo aqui essas reflexões, pois não sou dono de uma verdade inexorável. Tenho apenas um senso crítico

Pronto! Falei

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium