Domingo, 15 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Equatorial - Energia
Saúde - Saúde

Postada em 19/08/2019 ás 09h56 - atualizada em 19/08/2019 ás 10h01

Publicada por: Bruna Sampaio

Saiba quando se preocupar com os olhos vermelhos
Nos dias secos e em tempos de muitas viroses, olhos vermelhos são frequentes.
Saiba quando se preocupar com os olhos vermelhos

Foto: Reprodução

Nossos olhos merecem todo cuidado, cautela, carinho e atenção. Enxergar bem é um presente que temos que valorizar todos os dias. Por isso, cada vez que nossos olhos aparecem com qualquer problema, a preocupação é grande. Nos dias secos e em tempos de muitas viroses, os olhos vermelhos são frequentes. Quando se preocupar? Quais são os principais sinais em cada situação?

Por que os olhos ficam vermelhos?

A conjuntiva é uma membrana muito delicada e fina que recobre as pálpebras e a parte “branca” dos olhos. Pode se inflamar por várias razões, sendo as infecções e a alergia as mais comuns. Os vasos sanguíneos locais ficam dilatados, produzindo a conhecida “vermelhidão” e dando muito desconforto.

Esta inflamação é genericamente chamada de “conjuntivite”. Parece que tem “areia” nos olhos. Por isso o corpo faz com que as pessoas “pisquem” mais e produzam mais lágrimas para lubrificar e hidratar a região inflamada, na tentativa de diminuir e aliviar o mal-estar.

Como saber se a conjuntivite – ou vermelhidão nos olhos – tem causa alérgica ou infecciosa?

Vamos entender as principais características de cada uma:

Conjuntivite alérgica

Em geral vem acompanhada de muita coceira nos olhos e na região das pálpebras, que também podem ficar mais inchadas e vermelhas. Na conjuntivite alérgica há pouca quantidade de secreção e dificilmente os olhos amanhecem “grudados” e lotados daquela secreção amarelada. Não é contagiosa. Lavar os olhos com soro fisiológico sempre ajuda. Se os sinais forem desconfortáveis e não melhorarem rapidamente, fale com um médico.

Sinais de alerta: muita coceira, vermelhidão e inchaço sem secreção.

A conjuntivite infecciosa, por sua vez, pode ter origem viral ou bacteriana. Veja as diferenças:

Conjuntivite viral

É em geral a que mais inflama a conjuntiva. O olho acometido fica extremamente vermelho, dolorido, difícil para abrir e com muito edema – inchaço- das pálpebras superiores e inferiores. Geralmente há produção de uma secreção esbranquiçada. É muito contagiosa. Basta a pessoa levar as mãos aos olhos, cumprimentar alguém que na sequência coloca as mãos nos próprios olhos e pronto! A chance de pegar é muito grande.

Importante: muitas doenças virais podem, em suas fases iniciais, produzir inflamação – ou conjuntivite- nos olhos. O sarampo é uma delas. Portanto, se juntamente com a conjuntivite houver febre, mal-estar, dores pelo corpo ou dor de cabeça, procure uma avaliação médica.

Sinais de alerta: edema (inchaço) importante, pouca secreção que em geral é branca, pouca coceira e muita vermelhidão. Especial atenção a sintomas gerais associados como febre, dor de cabeça ou dores pelo corpo.

Conjuntivite bacteriana

Também inflama bastante os olhos, deixando a parte branca bem vermelha e as pálpebras inchadas. Geralmente começa em um olho e passa para o outro depois. A característica principal é a produção de uma secreção amarelada em bastante quantidade que “remela” e faz com que os olhos “grudem” pela manhã. Pode coçar e também fica difícil abrir os olhos; a luz atrapalha muito, que é o que chamamos de fotofobia. Também é muito contagiosa.

 

Fonte: Bem estar/G1

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Colônia do Gurgueia Por Geney Ribeiro

Dia de ação social com Projeto Social Kaleo em Colônia do Gurgueia

São Gonçalo do Piauí Por Francisco Rockentura

São Gonçalo do Piauí: Caio Guthierry filia-se ao MDB

Picos Por Jucelma Sales

Bombeiros registraram 21 ocorrência de incêndio em vegetação

Monte Alegre do Piauí Por Lucinaldo P. Silva (Pequeno)

Donizete Matos acompanha o projeto AÇÃO POPULAR em Monte Alegre

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

Wellington Dias e Joel Rodrigues entregam Praça 13 de Maio

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium