Segunda, 23 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Equatorial - Energia
milto[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Destaques do dia

Postada em 22/08/2019 ás 09h55 - atualizada em 22/08/2019 ás 10h06

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

22 de agosto, quinta-feira – As notícias que são destaques na mídia HOJE
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado
22 de agosto, quinta-feira – As notícias que são destaques na mídia HOJE

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Senado retira trecho sobre trabalho aos domingos e aprova a MP da liberdade econômica, que agora segue para sanção do presidente. Câmara aprova projeto sobre posse de arma em área rural. Telebras, Codesp, Ceitec… conheça as estatais que o governo quer vender. Depois das críticas de Bolsonaro aos dados do Inpe, Ibama inicia escolha de empresa privada para monitorar o desmatamento na Amazônia. Fonte de renda ou ‘vilão’? O que o bode tem a ver com a desertificação da caatinga. IBGE divulga a prévia da inflação em agosto. E o premiado ‘Bacurau’ estreia nos cinemas com uma crônica violenta e sarcástica.

Sem trabalho aos domingos

O Senado aprovou a MP da liberdade econômica, que reduz a burocracia e muda regras trabalhistas, mas retirou o trecho que previa o trabalho aos domingos e feriados. Segundo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, o tema voltará a ser discutido em um projeto de lei.

A medida, que agora segue para sanção de Bolsonaro, prevê fim de alvará para atividades de baixo risco, muda regras para registro de ponto e cria a carteira de trabalho de digital, entre outros pontos.

Posse de armas

Deputados reunidos no plenário da Câmara durante a sessão desta quarta-feira (21) — Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Os deputados aprovaram o projeto que estende a posse de armas em propriedades rurais, e o texto segue para sanção do presidente. Com a aprovação, a posse fica permitida em toda a extensão de um sítio ou fazenda, e não apenas na sede.

Venda de estatais

O governo federal anunciou ontem um plano para privatizar 9 empresas estatais, entre elas os Correios, que teve prejuízos de R$ 4 bilhões entre 2015 e 2016, decidiu fechar agências e abriu um plano de demissão voluntária para os funcionários.

A Telebras, a Ceitec e a Codesp, que administra o Porto de Santos, também estão na lista. Conheça mais sobre essas companhias que o governo pretende vender.

Porto de Santos

A Polícia Federal cumpre 21 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão, na manhã desta quinta-feira (22), pela segunda fase da Operação Tritão, que investiga fraudes em licitações e contratos na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos (SP). Entre os alvos estão o ex-deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), ex-diretores da estatal, servidores e empresários.

O principal investigado é Squassoni, suspeito de ser um dos articuladores do esquema na Codesp e que, segundo o Ministério Público Federal, recebeu R$ 1,6 milhões em propina. Ele não foi localizado em sua casa em Guarujá, mas o local também foi alvo de buscas. O G1 apurou que o político deve se apresentar à PF em São Paulo.

Derrubada de florestas

O governo iniciou o processo de escolha da empresa que fará o monitoramento da devastação da Amazônia. O edital foi lançado pelo Ibama após críticas de Bolsonaro e do ministro Ricardo Salles ao Inpe, instituto reconhecido internacionalmente, e que teve o diretor exonerado.

De acordo com a série histórica dos dados do desmatamento, os alertas gerados pelo Inpe vêm sendo confirmados, e com margem.

Sem provas, Bolsonaro sugere ligação entre ONGs e queimadas Para ambientalistas, declaração de Bolsonaro é irresponsável e leviana

Desmatamento em São Paulo

Imagem de outubro de 2018 mostra área desmatada para implantação de loteamento criminoso na Avenida Herman von Lhering, Parelheiros, Zona Sul de São Paulo — Foto: Gabinete Gilberto Natalini / Divulgação

A cidade de São Paulo somou pelo menos 90 novas áreas de Mata Atlântica desmatadas nos últimos 5 anos. Relatório denuncia a derrubada de pelo menos 500 mil árvores nos extremos leste e sul do município. Os maiores responsáveis pelo desmatamento são organizações que fazem loteamentos irregulares de áreas.

As áreas devastadas compõem Áreas de Proteção de Ambiental (APA) e Parques Naturais, que abrigam nascentes, a maior parte delas, responsáveis por abastecer a Represa Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, cujas águas são consumidas por mais de 5 milhões de pessoas.

O bode e a caatinga

O bode é vilão na caatinga? — Foto: Celso Tavares / G1

A “cultura do bode” é parte da essência do sertanejo. Mas cresce a consciência de que os caprinos e ovinos devem ser aliados à preservação da caatinga, e não vilões da desertificação. Como são devoradores de plantas, superpopulações de animais não deixam a vegetação se regenerar. Com a elevação das temperaturas e chuvas mal distribuídas ao longo do ano, a degradação do solo pode ser irreversível.

Entenda o que é a desertificação e como ela atinge a caatinga Combate à desertificação depende de pesquisa e ação de pequenos produtores Veja mais da série Desafio Natureza

Prévia da Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,08% em agosto, informou nesta quinta-feira (22) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou próximo do registrado no mês anterior, que foi de 0,09%, e foi o mais baixo para um mês de agosto desde 2010, quando registrou queda de 0,05%. No ano, o indicador acumula alta de 2,51% e, em 12 meses, de 3,22%, resultado abaixo dos 3,27% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em agosto de 2018, o IPCA-15 foi de 0,13%.

Fábrica clandestina de armas

Policiais encontraram armas em casa na Zona Norte do Rio. Local abastecia traficantes e milicianos — Foto: Reprodução/ TV Globo

A PM encontrou uma fábrica clandestina de produção de armas, munições e explosivos no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio. Dois homens foram presos. A fábrica funcionava na Rua Daniel Carneiro, onde foram apreendidos três armas, plataformas para montagem de fuzil AR-15, 4.800 munições de diversos calibres, pólvora, espoletas, estojos para recarga e maquinário.

Cracolândia em SP

Operação policial na região da Cracolândia — Foto: Reprodução/TV Globo

A polícia realiza uma operação para combater o tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (22) na Cracolândia, região Central de São Paulo. São cumpridos 21 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. A operação conta com a participação de 560 homens e é realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana (GCM).

‘Bacurau’

Sônia Braga e Udo Kier em cena de ‘Bacurau’ — Foto: Divulgação

G1 JÁ VIU: ‘Bacurau’ brinca com gêneros e expectativas em crônica violenta e sarcástica. Filme com Sônia Braga estreia na semana que vem.

Thati Lopes

Thati Lopes é protagonista do longa ‘Socorro, virei uma garota’ — Foto: Paprica Fotografia / Divulgação

Em “Socorro, virei uma garota”, que estreia hoje, um garoto nerd não usa bem as palavras diante de uma estrela cadente e acorda como a garota mais popular do colégio. Thati Lopes, que você deve conhecer do “Porta dos Fundos”, interpreta a tal menina. Ela se prepara mais 4 filmes. Atriz de 29 anos falou ao G1.

‘Veneza’

Pôster de ‘Veneza’ — Foto: Divulgação

O filme “Veneza”, dirigido por Miguel Falabella, ganhou trailer. A produção será exibida nesta quinta-feira no Festival de Gramado, às 20h30. Uma nova sessão acontece amanhã, às 9h, seguido de um debate com participação de elenco e do diretor.

Curtas e Rápidas:

Exposição de réplicas em tamanho real fica no AquaRio até dezembro de 2019. — Foto: Divulgação/AquaRio

Réplicas de personalidades em tamanho real são expostas no AquaRio, no Centro do Rio ‘Não vai ter dinheiro nem para material de laboratório’, disse cientista da UFMG sobre possível corte nas bolsas do CNPq BB libera saque nas agências para cotistas do Pasep Vídeo: Parque fecha brinquedo com formato de suástica na Alemanha USP faz feira de profissões para estudantes na Zona Sul de SP Royal Enfield Interceptor e Continental GT 650 são confirmadas para o início de 2020 no Brasil Blog da Mariza Tavares: Um keylogger e um programa espião são a mesma coisa?

Futebol

Sul-Americana

21h30: Corinthians x Fluminense

Previsão do tempo

Tempo seco predomina nesta quinta

Jornal Nacional – clicar no Link – https://globoplay.globo.com/v/7861391/

 

Tempo seco predomina nesta quinta

Hoje é dia de… Dia do Folclore

E mais.... REPORTAGENS COMPLETAS no Link

https://www.foconapolitica.com/2019/08/22/%ef%bb%bf22-de-agosto-quinta-feira-as-noticias-que-sao-destaques-na-midia-nacional-hoje/

Fonte: G1

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium