Domingo, 29 de Novembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

27°

25° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Cleverson Moreira
Cleverson Moreira
Professor especialista em educação, direito e língua portuguesa. É servidor público, advogado, palestrante e coach de alta performance. Apaixonado pelo desafiador universo dos concursos, adotou os estudos como seu lifestyle e ajuda estudantes e concursandos a se prepararem com maestria para o sucesso nas aprovações.
Concursos ESTUDOS
22/08/2019 11h09 Atualizada há 1 ano
Por: Professor / Coach

Técnica considerada 'indesejada' é uma das mais eficientes nos estudos

Você está resolvendo suficientes questões?

Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

Apesar de fazer os testes práticos ser considerada indesejável por muitos estudantes (geralmente a resolução de exercícios está associada à avaliação do aluno) mas é preciso pensar nos testes e questões como uma forma de aumentar a aprendizagem e a retenção do que se aprende.

Um estudo americano realizado em 2013 (clique aqui para acessar a pesquisa) analisou técnicas de estudo fáceis e frequentemente utilizadas pelos estudantes para medir a utilidade dessas técnicas considerando aspectos como: condições de aprendizado, características dos alunos, conceitos simples e complexos e tarefas que envolviam memória, solução de problemas e compreensão.

Das técnicas mais eficientes, praticar o conteúdo com resolução de questões é considerada uma das mais potencializadoras da capacidade de interpretação de texto, identificação das alternativas e assimilação do conteúdo nas diversas nas aplicações.

Continua depois da publicidade

É comum estudantes entrarem para fazer a prova consciente de terem estudado tudo o que precisavam e depois sairem da prova impressionados com o nível de profundidade ou até com a abrangência de conteúdo cobrado? Pode não ter sido falta de estudo e compreensão da matéria, mas falta de prática ou seja, o estudante não resolveu suficiente questões ou provas anteriores.

Não adianta evitar, resolver muitos exercícios precisa estar na posição número 1 do seu planejamento de estudos.

É preciso resolver as provas das matérias ou dos concursos que já aconteceram em sua área, cargo e preferencialmente pela mesma banca examinadora para que você possa avaliar se o que já foi estudado lhe trás segurança suficiente para prestar a sua prova ou o seu concurso.

Continua depois da publicidade

Não adianta ter lido todo o material, revisado tudo ou até saber a teoria, se você não souber resolver provas de concursos, você não está treinado suficiente.

Organize sua agenda (cronograma ou ciclo) de estudos incluindo resolução de questões e também datas para resolução de provas anteriores. Quantas resolver? Esforce-se para resolver o máximo de provas dentro da sua realidade.

Para mais dicas, siga-me nas redes sociais:

Continua depois da publicidade

https://www.instagram.com/profcleverson/

Bons estudos! 

Fonte: Autoria.
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®