Quarta, 20 de novembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2
Marcolândia

Marcolândia

Seja um correspondente.

Cidades - Protesto

Postada em 23/08/2019 ás 15h44

Publicada por: Geysa Silva

Trabalhadores fazem protesto contra fechamento de fábricas em Marcolândia
O fechamento das fábricas implicaria uma demissão em massa deixando centenas de populares desemprega
Trabalhadores fazem protesto contra fechamento de fábricas em Marcolândia

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (21), dezenas de trabalhadores das fábricas de farinha do município de Marcolândia (PI), na divisa com o estado de Pernambuco, protestaram contra a decisão do Ministério do Trabalho. Segundo informações extraoficiais, após fiscalização, o órgão decidiu multar e interditar algumas fábricas, apontando, segundo relatos, trabalhos em condição análoga a escravidão e até de menores de idade. Segundo testemunhas, a exigência do Ministério, além do processo contratual por carteira assinada, é a desvinculação total de crianças com o trabalho nas fábricas.

Forte característica da cidade, a fabricação de farinha é uma das principais fontes de renda da população. O produto feito em Marcolândia é processado, em sua maioria, de forma artesanal, utilizando 100% a mão-de-obra de agricultores e populares locais em geral. O fechamento das fábricas implicaria uma demissão em massa deixando centenas de populares desempregados.

De Teresina, onde cumpre agenda, o prefeito Francisco Pedro de Araújo, o ‘Chico Pitú’, repassou ao Piauí em Foco que as manifestações estão sendo promovidas pelos proprietários das fábricas de farinha e trabalhadores, munícipes ligados diretamente a mão-de-obra. Preocupado com os acontecimentos, o prefeito relatou ainda a previsão de aumento nos protestos, que até o momento já interdita a entrada da BR-316 (sentido Picos – Marcolândia) com a queima de pneus feita pelos manifestantes. De acordo com protestantes no local, o objetivo é interditar também a BR-316 no lado do Pernambuco, na divisa do estado (sentido Marcolândia – Araripina).

Da capital, o prefeito ‘Chico Pitú’ busca uma viabilizar uma reunião com a superintendência da PRF-PI e ainda entrar em um consenso para regularizar as condições exigidas pelo Ministério do Trabalho, porém, sem que haja prejuízo para os trabalhadores, os quais a maioria prefere permanecer na informalidade, dedicando-se a chamada ‘farinhada’ apenas nos períodos em que houver a mandioca.

Os donos de fábrica de farinha justificam a produção feita sem vínculo empregatício, com pessoas trabalhando quando chega a matéria prima da mandioca, e não o dia todo. A cada nova carga, é negociado um serviço temporário para atendimento daquela empreita.

A situação no local é bem tensa e a Polícia Rodoviária Federal tenta um acordo para liberação da rodovia.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium