Sexta, 24 de maio de 2019
(86) 99915-1055
redacao@portalr10.com
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Geral - UMA VISÃO DO MUNDO

Postada em 21/12/2017 ás 18h02 - atualizada em 05/08/2018 ás 21h53

Publicada por: Professor Sucupira

UMA VISÃO DO MUNDO
Uma reflexão ...
UMA VISÃO DO MUNDO

Minha visão do mundo

O espaço do mundo globalizado da nova fase capitalista da segunda metade século XX e início do século XXI, é um mundo de uma metamorfização muito rápida como nunca ocorrido na história da humanidade. Essa reorganização do espaço geográfico mundial é resultante da implantação das novas estruturas de produção, dos avanços técnico-científicos e está produzindo novas relações nos aspectos econômicos, político, sociais e culturais em escala planetária. O resultado disso tem sido a “evaporação” da percepção de uma dinâmica real em função do uso cotidiano das inovações tecnológicas do mundo virtual.

Nesta nova dinâmica contemporânea – com relações comerciais heterogêneas – o Brasil teve de abrir seu mercado e passou a ter uma concorrência “faraônica” com serviços e produtos de outros países que possuem uma estrutura de produção muito mais moderna e complexa. Em função dessa nova dinâmica no comércio internacional extremamente competitivo, o Brasil deve voltar a trilhar o caminho da democracia em 2018 com um governo eleito e ser de fato reconhecido como tal por todos os cidadãos brasileiros com o consequente fim deste governo fruto de um golpe político, além de adotar medidas de uma maior modernização de sua infraestrutura para o melhor funcionamento da produção e do Estado.

 Nessa “nova ordem” mundial – globalização dos mercados – as mudanças ocorridas no contexto econômico, político, social e cultural foram e continuarão sendo acompanhados pelo surgimento das novas tecnologias, como: A robótica, a telemática, a biotecnologia e a informática, que estão mudando inteiramente as feições e a dinâmica do mundo nos diversos aspectos da sociedade local, nacional e global.

      Esse mundo da "nova globalização" está a exigir mudanças nas relações familiares, no trabalho, na escola, ou seja, no seu cotidiano.  Algumas palavras passaram ser concretas em sua vida – se você quiser sobreviver neste novo mundo – como: Polivalente, flexível, motivado, criativo, político, polido, participativo, integrado e inteirado à contemporânea cultura moderna ou cultura pós-moderna, caracterizada pela crise de um mundo sustentado pelo consumismo e o individualismo -  típico da sociedade de consumo da cultura ocidental -  onde o ter supera o ser.  Ou seja, onde as pessoas são medidas pelos bens que adquirem ao longo de sua vida e não pelo que ela é.

Como como cidadão, afirmo que devemos tomar posições diante às transformações permanentemente produzidas pela sociedade com relação ao Brasil e Mundo e, num contexto mais micro, na família e na escola. Neste sentido, família e escola podem e devem formar cidadãos cientes dos seus direitos e deveres em uma sociedade cada vez mais complexas em seus vários aspectos.  A disciplina, eficiência e uma postura holistica na ação cotinidiana, na realização do trabalho, na produção de um conjunto maior de competência, devem ser a vertente de nossas ações. A sociedade, através das instituições, família e escola – nesta ordem – deve conhecer e saber orientar nossos filhos e jovens alunos a viver e vencer o mundo da modernidade, sem esquecer os valores: solidariedade, fraternidade, igualdade, preservação, adaptação e humanidade.

Pronto! Falei ...

 

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

SMS promove oficina para cuidadores do Programa Melhor em Casa

Batalha Por Naldo Voz

Idoso sofre acidente de moto na ladeira do aposento em Batalha

Alto Longá Por R. Bezerra

Prefeitura e Sec. de Agricultura de Alto Longá realiza feira Agropecuária

Oeiras Por Thainah Cortez

Exposição de ovinos e caprinos de raça reúne criadores de seis estados

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Dia 04 de julho tem show de abertura das férias em São João dos Patos-Ma

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium