Domingo, 23 de fevereiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
unnamed
Internacional - Mundo

Postada em 31/08/2019 ás 11h34

Publicada por: Bruna Sampaio

Trump lança Comando Espacial dos Estados Unidos
O SpaceCom cria no espaço um novo palco de combates.
Trump lança Comando Espacial dos Estados Unidos

residente Trump - Imagem: Ludovic Marin/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou o novo Comando Espacial dos Estados Unidos, estabelecido pelo Pentágono para manter o domínio americano na última e definitiva fronteira militar. O SpaceCom cria no espaço um novo palco de combates, principalmente com a utilização de satélites e aeronaves de grande altitude.

"Este é um dia marcante, em que reconhecemos a centralidade do espaço na defesa e segurança da América", disse ele. O novo comando deverá "assegurar que a superioridade no espaço jamais seja questionada ou ameaçada".

"Os perigos para o nosso país evoluem constantemente, e nós também devemos evoluir", afirmou Trump. "Nossos adversários já armam a órbita terrestre com novas tecnologias que visam satélites americanos fundamentais tanto nas operações nos campos de batalha quanto em nosso modo de vida em casa."

"Nossa liberdade de operar no espaço é também essencial para detectar e destruir qualquer míssil lançado contra os EUA", acrescentou. A Força Aérea americana já realiza operações balísticas no espaço, que serão agora reforçadas pelo SpaceCom. O novo órgão de defesa promoverá sistemas especializados e treinamentos para futuros combates no espaço.

Ameaças

Chefes das Forças Armadas do país alertam que China e a Rússia representam ameaças crescentes ao domínio americano no espaço. O general da Força Aérea John Raymond, que vai coordenar o novo comando, disse que as duas nações rivais já destinam grandes somas para suas operações espaciais, as quais, em caso de conflito, seriam capazes de comprometer a superioridade americana.

As agressões variam de interferências nas comunicações e em satélites de GPS até ataques de mísseis lançados a partir do solo para destruir satélites, como demonstrou a China em 2007.

Fonte: EBC

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Água Branca-PI Por Lenno Oliveira

Carnaval agita a cidade de Água Branca em seu primeiro dia

Barro Duro Por João Paulo

Primeira noite de carnaval em Barro Duro com muita alegria

Floriano Por Ilizianny de Carvalho

"Arrastão" agita 35 mil pessoas na 1ª noite de carnaval em Floriano

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Entrevista com Tio Jardel que fala do carnaval 2020

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Bloco “Os Gela” arrasta foliões e marca o Carnaval de Lagoinha do Piauí

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium