Segunda, 16 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Política - Presidente

Postada em 08/09/2019 ás 11h02

Publicada por: Gustavo Miranda

Bolsonaro passa por nova cirurgia neste domingo
O pós-operatório vai levar cerca de uma semana.
Bolsonaro passa por nova cirurgia neste domingo

Foto:aulo Guereta / Parceiro / Agencia O Dia

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) está sendo operado neste domingo (8) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para corrigir uma hérnia (saliência de tecido) surgida no local das intervenções anteriores. Esta é a quarta cirurgia à qual Bolsonaro se submete desde a facada sofrida por ele durante a campanha eleitoral de 2018.

A cirurgia é comandada pelo médico Antônio Luiz Macedo, que atendeu o presidente após o atentado ocorrido há quase um ano. Macedo chegou ao hospital às 6h45 deste domingo. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, a cirurgia começou às 7h35.

Entenda a cirurgia

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), e o senador Flávio Bolsonaro (PSL), filhos do presidente, também chegaram ao hospital pela manhã. O presidente é acompanhado ainda pela primeira-dama Michelle e do outro filho, Carlos Bolsonaro.

Na noite deste sábado (7), Bolsonaro passou por uma tomografia e se submeteu a um jejum de oito horas.

Segundo o médico, Bolsonaro deve ficar dez dias afastado. De acordo com a equipe médica, o pós-operatório vai levar cerca de uma semana. Ele deverá usar uma cinta abdominal para ajudar na cicatrização.

Em nota, o hospital informou que o médico elogiou a saúde de Bolsonaro, e acrescentou que a hérnia incisional está localizada na parede abdominal, perto da cicatriz da facada, do lado direito, onde foram realizadas três laparotomias (aberturas na barriga).

O presidente foi esfaqueado em 6 de setembro do ano passado, em Juiz de Fora, durante a campanha eleitoral para a Presidência. De lá para cá, passou por três cirurgias. O autor do atentado foi internado por tempo indeterminado em um manicômio judicial.

Amigo de Bolsonaro, o cirurgião Antônio Luiz Macedo, de 67 anos, é gastroenterologista e especialista em cirurgia robótica, oncológica e laparoscópica de altas complexidades, afirmou que a nova operação irá durar cerca de 2 horas e que, apesar de ser 'de nível simples a moderado', não apresenta riscos.

"O presidente já passou por três cirurgias grandes, inclusive a última, para reconstrução abdominal, e o local ficou bastante debilitado pelas ações invasivas. Esta cirurgia será para a correção de uma hérnia que surgiu no local dos cortes, bem no meio da barriga. Será uma cirurgia de nível simples a moderado, mas com perfil delicado. Não é esperada nenhuma intercorrência", disse Macedo.

Bolsonaro deverá ficar cinco dias internado e mais cinco em recuperação. O vice-presidente Hamilton Mourão vai assumir a Presidência neste domingo (8) e ficar até quinta-feira (12).

Cirurgias do presidenteA primeira cirurgia após a facada aconteceu no mesmo dia do atentado, em um hospital de Juiz de Fora. Cinco cirurgiões e dois anestesistas participaram da intervenção. Durante o procedimento, Bolsonaro precisou receber quatro bolsas de sangue, e teve implantada uma bolsa de colostomia.

Dias depois, em São Paulo, Bolsonaro passou por uma segunda cirurgia, onde os médicos reabriram o corte da primeira cirurgia e encontraram a obstrução em uma alça do intestino delgado, que fica na parte esquerda do abdômen.

Em janeiro de 2019, o presidente voltou ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, para fazer a retirada da bolsa de colostomia e o ligamento do intestino.

 

Fonte: G1

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Beneditinos Por Cascatinha Pessoa

Rezas marcam o dia de Santa Cruz em Beneditinos

Vera Mendes Por R10 municípios

Social de Vera Mendes promove intercâmbio entre grupos de idosos

Picos Por Jucelma Sales

Picos | Glória Maria, Zinha Soares e Biquini Cavadão encerram Salivag 2019

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Dr. Alcione solicita caixas d'água e trata de asfalto em PI com governador

Oeiras Por Thainah Cortez

Oeiras receberá mais de 12 milhões para investimentos em mobilidade urbana

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium