Sábado, 05 de Dezembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

29°

24° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Evento
09/09/2019 10h36 Atualizada há 1 ano
Por: Geysa Silva

VI Festival do Peixe é realizado em Itainópolis

O Festival fomenta a comercialização do pescado e divulga o trabalho e produção da API na região

Foto: Folha Atual
Foto: Folha Atual

A Associação dos Piscicultores de Itainópolis (API), em parceria com a Prefeitura Municipal e o SEBRAE, promoveu a VI Edição do Festival do Peixe. O evento aconteceu na praça Engenheiro Domingos Sávio, entre os dias 06 e 07 de setembro. O Festival fomenta a comercialização do pescado e divulga o trabalho e produção da API na região.

A presidente da API, Regiane Raimunda, disse que a associação já funciona deste a primeira edição do festival, há seis anos, e conta que atualmente possui 16 associados. Regiane ainda explica o objetivo que a Feira deseja almejar.

“Nosso objetivo é para que possamos atender a população com a nossa produção. Queremos crescer a produtividade de cada membro. Recebemos um projeto do Viva Semiárido que foi de R$ 134 mil reais, distribuídos para casa sócio para investir na produção. Graças a Deus estamos muito gratos, foram muitas lutas, conquistas, mas aos poucos está dando tudo certo”, disse Regiane.

Continua depois da publicidade

Regiane, presidente da API

As atividades da feira deram início com a comercialização do pescado na praça da Igreja matriz de Itainópolis. Lá os clientes puderam comprar os seus peixes tanto no atacado, como no varejo. Os pescadores ainda davam a opção de vender o produto descamado e tratado.

Na cozinha da Secretaria de Agricultura, as cozinheiras preparavam diversos pratos e cardápios onde todos continham o peixe como matéria prima. Algumas comidas foram degustadas e outras postas para a comercialização.

Continua depois da publicidade

Durante a VI Feira do Peixe, membros da Agricultura Familiar e Associação de Mulheres Agricultoras de Itainópolis (AMAI), expuseram e comercializaram 22 produtos advindos de produtores das diversas localidades do município. O momento também contou com uma exposição de produtos feitos por artesãs.

Diversos produtos foram comercializados no evento

O prefeito municipal de Itainópolis, Paulo Lopes, recebeu uma caravana que contou com a presença do deputado estadual, Francisco Lima e do secretário de agricultura familiar do Piauí, Herbert Buenos Aires. Os mesmos visitaram e conheceram os produtos que estavam sendo expostos e a produção dos alimentos à base de peixe. O deputado Francisco Lima ainda discursou e reforçou o compromisso com o município e com a prática dessas atividades.

Continua depois da publicidade

Deputado Limma e secretário Helbert visitaram município

“Quero agradecer por esse calor e carinho que nos recebem aqui. Agradeço aos mais de mil votos que recebi aqui, isso só aumenta o meu compromisso com o município. Eu sempre tenho uma boa referência de Itainópolis, de homens e mulheres comprometidos com suas produções. A festa é para esse propósito, apresentar para a sociedade o potencial que tem essa atividade e ainda captar recursos para a economia do município”, falou o deputado.

Deputado Francisco Limma

Durante a noite de sexta-feira, 06 de setembro, foi realizada a abertura oficial da VI Feira do Peixe, ocasião em que o prefeito Paulo Lopes ressaltou a importante do evento para o município e que além de incentivar ainda mais a piscicultura, proporciona a cidade outra prática que movimenta a economia.

Prefeito Paulo Lopes na abertura oficial do evento

“O festival foi criado ainda na nossa gestão, é uma forma de incentivar os produtores a uma nova alternativa de renda. Estamos na região semiárida do país e criamos peixes graças a tecnologia. Esse festival da mais visibilidade e já se solidificou, é promovido pelos próprios membros da API. Ficamos muito felizes de poder contribuir com essa festa”, finalizou o gestor.

Público no 1º dia

Dando continuidade nas atividades do Festival, no primeiro dia, a programação foi voltada para o público evangélico. Se apresentaram no palco principal cantando louvores e orações, os jovens evangélicos de Itainópolis, Islândia, Jociel Rocha; Clarissy Elen; Maria Luisa; Larisse Sousa; Ellen Victória; Eula Paula; Vicktória Pinheiro; Banda D3 e Banda Maná.

Shows gospel aconteceram no dia 06

No último dia do festival as atividades iniciam logo cedo. Das 08:00 às 16:00 horas, aconteceram a venda de peixe, no atacado ou varejo. Também teve continuidade a venda de comidas produzidas a partir de peixes. E durante a noite, se apresentaram no palco principal os cantores Luizão do Amor e Wilyam e Alesandro. 

Fonte: Folha Atual
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®