Domingo, 22 de setembro de 2019
(86) 99915-1055
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Itainópolis

Itainópolis

Seja um correspondente.

Cidades - Evento

Postada em 09/09/2019 ás 10h36 - atualizada em 09/09/2019 ás 10h41

Publicada por: Geysa Silva

VI Festival do Peixe é realizado em Itainópolis
O Festival fomenta a comercialização do pescado e divulga o trabalho e produção da API na região
VI Festival do Peixe é realizado em Itainópolis

Foto: Folha Atual

A Associação dos Piscicultores de Itainópolis (API), em parceria com a Prefeitura Municipal e o SEBRAE, promoveu a VI Edição do Festival do Peixe. O evento aconteceu na praça Engenheiro Domingos Sávio, entre os dias 06 e 07 de setembro. O Festival fomenta a comercialização do pescado e divulga o trabalho e produção da API na região.

A presidente da API, Regiane Raimunda, disse que a associação já funciona deste a primeira edição do festival, há seis anos, e conta que atualmente possui 16 associados. Regiane ainda explica o objetivo que a Feira deseja almejar.

“Nosso objetivo é para que possamos atender a população com a nossa produção. Queremos crescer a produtividade de cada membro. Recebemos um projeto do Viva Semiárido que foi de R$ 134 mil reais, distribuídos para casa sócio para investir na produção. Graças a Deus estamos muito gratos, foram muitas lutas, conquistas, mas aos poucos está dando tudo certo”, disse Regiane.

Regiane, presidente da API

As atividades da feira deram início com a comercialização do pescado na praça da Igreja matriz de Itainópolis. Lá os clientes puderam comprar os seus peixes tanto no atacado, como no varejo. Os pescadores ainda davam a opção de vender o produto descamado e tratado.

Na cozinha da Secretaria de Agricultura, as cozinheiras preparavam diversos pratos e cardápios onde todos continham o peixe como matéria prima. Algumas comidas foram degustadas e outras postas para a comercialização.

Durante a VI Feira do Peixe, membros da Agricultura Familiar e Associação de Mulheres Agricultoras de Itainópolis (AMAI), expuseram e comercializaram 22 produtos advindos de produtores das diversas localidades do município. O momento também contou com uma exposição de produtos feitos por artesãs.

Diversos produtos foram comercializados no evento

O prefeito municipal de Itainópolis, Paulo Lopes, recebeu uma caravana que contou com a presença do deputado estadual, Francisco Lima e do secretário de agricultura familiar do Piauí, Herbert Buenos Aires. Os mesmos visitaram e conheceram os produtos que estavam sendo expostos e a produção dos alimentos à base de peixe. O deputado Francisco Lima ainda discursou e reforçou o compromisso com o município e com a prática dessas atividades.

Deputado Limma e secretário Helbert visitaram município

“Quero agradecer por esse calor e carinho que nos recebem aqui. Agradeço aos mais de mil votos que recebi aqui, isso só aumenta o meu compromisso com o município. Eu sempre tenho uma boa referência de Itainópolis, de homens e mulheres comprometidos com suas produções. A festa é para esse propósito, apresentar para a sociedade o potencial que tem essa atividade e ainda captar recursos para a economia do município”, falou o deputado.

Deputado Francisco Limma

Durante a noite de sexta-feira, 06 de setembro, foi realizada a abertura oficial da VI Feira do Peixe, ocasião em que o prefeito Paulo Lopes ressaltou a importante do evento para o município e que além de incentivar ainda mais a piscicultura, proporciona a cidade outra prática que movimenta a economia.

Prefeito Paulo Lopes na abertura oficial do evento

“O festival foi criado ainda na nossa gestão, é uma forma de incentivar os produtores a uma nova alternativa de renda. Estamos na região semiárida do país e criamos peixes graças a tecnologia. Esse festival da mais visibilidade e já se solidificou, é promovido pelos próprios membros da API. Ficamos muito felizes de poder contribuir com essa festa”, finalizou o gestor.

Público no 1º dia

Dando continuidade nas atividades do Festival, no primeiro dia, a programação foi voltada para o público evangélico. Se apresentaram no palco principal cantando louvores e orações, os jovens evangélicos de Itainópolis, Islândia, Jociel Rocha; Clarissy Elen; Maria Luisa; Larisse Sousa; Ellen Victória; Eula Paula; Vicktória Pinheiro; Banda D3 e Banda Maná.

Shows gospel aconteceram no dia 06

No último dia do festival as atividades iniciam logo cedo. Das 08:00 às 16:00 horas, aconteceram a venda de peixe, no atacado ou varejo. Também teve continuidade a venda de comidas produzidas a partir de peixes. E durante a noite, se apresentaram no palco principal os cantores Luizão do Amor e Wilyam e Alesandro. 

Fonte: Folha Atual

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium