Segunda, 02 de Agosto de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

23°

22° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Simone Borges
Simone Borges Correspondente do Município de Corrente.
Cidades Idosos
12/09/2019 08h49
Por: Simone Borges

Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania emite Carteira do Idoso

A gratuidade ou o pagamento com desconto de passagens interestaduais a pessoas acima dos 60 anos é um direito na Lei n° 10.741/2003. Para que este benefício seja garantido é necessário a Carteira do Idoso. O documento é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que não tenham como comprovar a renda individual, igual ou inferior a dois salários mínimos. Idosos que não são aposentados ou estejam desempregados, por exemplo.  

A Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania (SEMTAC) está emitindo a Carteira do Idoso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Centro de Corrente. É necessário que o interessado esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.  A partir da inscrição no CadÚnico, o usuário passa a ter o Número de Identificação Social (NIS), podendo então solicitar a Carteira do Idoso.

Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania emite Carteira do Idoso

Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, informa que a comprovação pode ser feita por meio dos seguintes documentos:

Continua depois da publicidade
  • Contracheque de pagamento;
  • Carnê de contribuição para a Previdência;
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS; e
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência que varia de três a doze horas do horário de partida do veículo, conforme a distância a ser percorrida.

Leva até 120 dias corridos para a emissão da Carteira do Idoso. A depender, principalmente, da existência ou não de cadastramento anterior no Cadastro Único.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp