Domingo, 25 de Julho de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Simone Borges
Simone Borges Correspondente do Município de Corrente.
Cidades Luz
12/09/2019 08h53 Atualizada há 2 anos
Por: Simone Borges

Projeto "Litro de Luz" chega ao município de Corrente

Criado nas Filipinas, em 2011, o movimento global liter of Light (litro de luz), tem o objetivo de levar iluminação para lugares onde a energia elétrica não tem acesso. O movimento surgiu inspirado na ideia do mecânico brasileiro Alfredo Moser  em 2002, que durante um apagão instalou sua lâmpada artesanal no telhado, para solucionar a falta de luz dentro de sua casa.

No Brasil foi criado o Projeto “Litro de Luz Brasil,” que visa: por solução simples, ecológica e economicamente sustentável, solucionar a falta de iluminação nas cinco regiões do país. A iluminação é adquirida por garrafas pet abastecidas com água e alvejante, que ao receberem a incidência da luz solar equivalem a uma lâmpada de 60 watts.

Projeto

O “Litro de Luz” trabalha com quatro soluções: O poste, tem a função de iluminar áreas públicas; composto por garrafa PET, painel solar, bateria, lâmpadas de LED e cano de PVC. A lâmpada noturna, composta por garrafa PET, painel solar, bateria e lâmpada de LED e a lâmpada diurna, composta por garrafa PET, água e alvejante, servem para iluminar ambientes internos. E o lampião, com garrafa PET e painel, foi curiosamente o início de tudo, inspirado em solução brasileira.

O Projeto chegou a cidade de Corrente, por iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trabalho e Cidadania, para solucionar o problema de pessoas, que não tem acesso a energia elétrica, possam ter iluminação de qualidade e barata. O Município de Corrente foi contemplado com lampiões de LED. O Prefeito Murilo e a Secretária Dainne Teles, assessorados pela a equipe do “Litro de Luz,” fizeram a entrega dos kits do projeto às famílias beneficiadas.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp