Quinta, 05 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Picos

Picos

Jucelma Sales Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9920-1357

Cidades - Em Picos

Postada em 13/09/2019 ás 14h45

Publicada por: Geysa Silva

Picos | Escritora fala sobre autismo e emociona participantes no SaliVaG
Escritora participa da programação da edição 2019 do evento
Picos | Escritora fala sobre autismo e emociona participantes no SaliVaG

Foto: Divulgação

O Salão do Livro do Vale do Guaribas SALIVAG 2019 em sua sétima edição trouxe dentro da programação desta quinta-feira (12), mais um ciclo de palestras. No início da manhã Dayvid Emerson da cidade de Picos ministrou palestra sobre Inovação e Empreendedorismo com tema Um relato da experiência de um jovem empreendedor.

Em seguida às 10h, o palestrante João Ricardo também de Picos e estudante do International Baccalaureate (IB), representante do Brasil na Eastern Mediterranean International School falou sobre Jovens e o futuro do Brasil: Diálogo sobre a importação dos sonhos, pensamento crítico e empenho social na juventude. Durante a tarde, às 15h, foi a vez de Ernani Getirana da cidade de Teresina  tratar sobre As narrativas identitárias na sociedade contemporânea: lendas e causos.

Por volta das 19hs foi tratado sobre autismo e teve como palestrante a escritora, blogueira, youtuber e lutadora pelas causas dos autistas, Kenya Diehl, do Rio Grande do Sul. O tema da palestra foi Autismo de Dentro para Fora: da infância à fase adulta.

Kenia Diehl, que trabalhou o tema “Autismo de dentro para fora: da infância à fase adulta” explicou que o objetivo foi levar maiores informações para assim despertar na consciência das pessoas características e conhecimentos sobre o autismo. Kenya destacou também o variados níveis de autismo. Portadora de autismo, Kenia, na ocasião fez diversos relatos de experiências que teve ao longo de sua vida, enfrentando preconceitos desde estudante à fase adulta. De acordo com a profissional, a medicina classifica o autismo em níveis como: Leve, Médio e Severo.

“O autismo é um deficiência que gera muito medo e preconceito e que se bem direcionar for pode ter uma vida confortável com suas limitações respeitadas e os hiperfocos desenvolvidos. Quanto à classificação, o Autismo Leve é aquele que existe estereotipias, limitações sensoriais de compreensão e muitas vezes com falhas cognitivas, mas que tem chances de chegar até a vida adulta de forma independente fazendo aquilo que gosta. O Autista Moderado ele é um pouco mais comprometido e tem mais chances de ter outras doenças associadas -comorbidades, precisando mais de atenção e tratamentos específicos que auxiliem nas atividades da vida diária como o método ABA que ensina através de pictogramas, imagens entre outros. O Autista Severo é aquele que há ausência total de fala e tem dificuldade de fazer as próprias necessidades fisiológicas sozinho, necessitando do auxílio de um tutor e cuidador em tempo integral desenvolvendo a parte motora, pois caso contrário acarretará maiores prejuízos”, explicou Kenia.

Participante da palestra, Rita de Cássia Leônidas, falou sobre a convivência com o autismo do filho que tem 10 anos de idade e, declarou, muito emocionada que muitas lembranças vieram à tona desde o nascimento do filho.

“A palestra foi de grande importância para as famílias que têm casos de altismo e também para professores. Tudo que a palestrante falou e relatou sobre sua vida me fez despertar uma retrospectiva de tudo que convivi com meu filho. Hoje existem muitos meios na medicina e através da internet que facilitam o dia a dia e o tratamento. No tempo em que comecei tive que fazer Pós-graduação, comprar livros e pesquisar até com relação à alimentação para o autista. Tudo isso fui buscar para dar o melhor para ele”, relatou.

Fonte: Cidades na Net

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium