Quarta, 16 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Governo do Estado Out 16 a 30.10.2019
[email protected]
(89) 99403-9445
Colônia do Gurgueia

Colônia do Gurgueia

Geney Ribeiro Correspondente do município.

[email protected]

(89) 99403-9445

Cidades - Homenagem

Postada em 14/09/2019 ás 15h06 - atualizada em 14/09/2019 ás 15h20

Publicada por: Geney Ribeiro

Homenagem ao Vaqueiro Antônio de Brito Guimarães, Toinheira Brito
O vaqueiro Toinheira Brito receberá homenagem por ter sido pioneiro na festa dos vaqueiros
Homenagem ao Vaqueiro Antônio de Brito Guimarães, Toinheira Brito

Prefeita Doquinha e o Vaqueiro Toinheira Brito

O vaqueiro Antônio de Brito Guimarães conhecido como Toinheira Brito será homenageada com o seu nome no Parque de Vaquejada da Comunidade.

Além do nome no parque de vaquejada, será exibido um áudio contando a historia de Toinheira Brito desde que chegou à Comunidade Aliança do Gurgueia.

Veja a história do vaqueiro:

Antônio de Brito Guimarães, o Toinheira Brito nasceu no dia 05 de janeiro de 1940, na Comunidade Castelo, município de Eliseu Martins-PI, filho Clemente de Brito Porto e Ana Francisca Guimarães Brito.

Toinheira Brito chegou ao Povoado Aliança do Gurgueia no ano de 1975. Antes, morava no Povoado Buriti, Município de Eliseu Martins, onde chegou com 6 anos de idade.  

Para chegar ao Núcleo Colonial Aliança do Gurgueia, projeto colonizador implantado pelo Padre José de Anchieta Mauriz Cortez, Toinheira Brito mandou primeiro consultar o vigário se podia se estabelecer no projeto. O seu Tio Chico Matias foi o seu avalista e o Padre Anchieta o aceitou de bom grado.

Quando chegou ao projeto colonizador, Toinheira Brito comprou logo dois lotes, fez casa pra morar, negociou diretamente com o Padre Anchieta, e logo já começou trabalhar, fazendo as suas plantações.

Sua profissão era vaqueiro, não era vaqueiro de fazenda, vivia por conta própria, sempre que alguém tinha gado no mato para pegar, procurava o Toinheira Brito e ele ia lá, pegava as rezes e trazia encaretadas para o seu dono.

Como ele mesmo disse: “Naquele tempo era assim, a pessoa vinha e empreitava com a gente tantas rezes pra pegar no mato, a gente ia lá e pegava e trazia tocando, com uma careta em cada vaca”. Assim Toinheira Brito viveu e criou sua família, ele teve 9 filhos e 14 netos, todos vivos graças a Deus.

Reconhecido na praça, o Toinheira Brito era assim, um homem muito popular. Vaqueiro querido na região por todos. Reuniu-se com os amigos e fizeram a primeira festa dos vaqueiros de Aliança do Gurgueia.

A festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição é feita em dezembro, mas como nesse período chovia muito, eles tiveram a ideia, juntamente com o Padre Anchieta para fazer a festa dos vaqueiros no mês de setembro.

Foi ai que nasceu a festa do Vaqueiro de Aliança do Gurgueia realizada no mês de setembro, separada dos festejos da padroeira da comunidade que acontecem em dezembro.

Toinheira Brito é um vaqueiro que ama a profissão, todos os seus objetos de montaria estão guardados, veja o que ele disse: “Eu tenho toda traia do tempo que fui Vaqueiro, mas não tenho o cavalo adequado que eu queria pra andar”.

Sem duvida, a maior alegria de um vaqueiro é o seu cavalo bom, no caso do Toinheira Brito, ele possuía vários cavalos, veja o que aconteceu: “Já estou velho e cansando com uma grande decepção. Meus cavalos eram a minha grande diversão. Mas estavam com anemia e mataram os campeões”.

Muitas vezes eu não frequento mais essas festas, porque não quero dar opinião, já estou velho, muito preocupado. Deixa a turma mais jovem tomarem conta. 

Eu sou uma pessoa que graças a Deus todo mundo gosta de mim.

 

 

Fonte: Adelmir Andrade

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium