Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

24°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Valter Lima
Valter Lima Correspondente do município.
Cidades Saúde em foco
15/09/2019 14h57
Por: Valter Lima

Conferência aprova Plano Municipal de Saneamento Básico

A aprovação do PMSB ocorreu na quinta-feira (12), por unanimidade, em Conferência Municipal.

Aprovação do PMSB - Foto:Valter Lima
Aprovação do PMSB - Foto:Valter Lima

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Assunção do Piauí foi aprovado, por unanimidade, na última quinta-feira, 12 de setembro, durante realização da Conferência Final Municipal de Saneamento Básico, em evento ocorrido no auditório da Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis.

O PMSB, a partir de sua aprovação, após sua ratificação pela câmara municipal, serão estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo, de forma que toda a população do município seja atendida com abastecimento de água, infraestrutura e esgotamento sanitário. Assunção do Piauí receberá cerca de Cem Milhões para execução do projeto geral do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O documento atende a Lei 11.445/2007, que busca a universalização dos serviços de: “ABASTECIMENTO DE ÁGUA, COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO, COLETA E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E DRENAGEM URBANA”.

Conforme conteúdo lido na abertura do evento, a Conferência é um instrumento que garante a gestão democrática do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O documento parte de uma visão participativa, que envolveram diferentes atores na sua elaboração, incluindo a participação direta dos gestores públicos, sociedade, equipes técnicas e demais agentes do saneamento: tudo de modo a respeitar e contemplar todos os interesses, desde que voltados para o combate da desigualdade social e promoção de mais saúde para a população, incluindo soluções antecipadas para áreas de risco, preservação ambiental e planejamento de obras e projetos a serem efetivados em cada um dos pilares do saneamento.

A Conferência contou com a participação de representantes do Poder Executivo (prefeito Netinho, a Secretária de Saúde, primeira-dama Rosimar de França Lima  e o vice-prefeito Jovelino) , Legislativo (vereador presidente , Ronnivom de Sousa Lima, vereador Totonho Cosmo, vereadora Irismar, vereador Fabinho e vereador Iderlon),  Funasa (Elísio Félix) , da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo (engenheiro civil Afonso Luiz  , Zenon Rocha , engenheiro Ítalo Paz, supervisor Lucas de Abreu e Maria de Jesus ) , da Secretaria de Estado das Cidades – SECID ( Diego) , delegados e sociedade em geral.

Outras autoridades que compõe a administração municipal também participaram da conferência, como: a secretária de Assistência Social Francisca Alves, a Secretária de Educação, Antonia Alves, a Secretária de Finanças, Leila Mota, a Secretaria de Administração, Lucélia Mota, Secretário de Agricultura, Itamar Carlos, Secretário de Obras, Pinheiro, entre outros.

“Devo destacar nesse momento, que para a saúde pública do município de Assunção do Piauí, o Plano Municipal de Saneamento Básico significa um grande avanço, pois quando se investe em saneamento básico, estamos realizando a medicina preventiva e diminuindo automaticamente o gasto com a medicina curativa” – destacou o prefeito municipal, Netinho, em discurso de abertura.

Fotos:Valter Lima | Tapuio Notícias

Fonte: Tapuio Notícias
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®